TENSÕES ENTRE TEORIA E PRÁTICA, OU “POR QUE ESTUDAR GROTOWSKI?”
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Resumo
Busco investigar neste trabalho as tensões entre teoria e prática, bem como, entre as “técnicas rituais” e o “trabalho do ator sobre si”, a partir da pesquisa transcultural do artista teatral polonês Jerzy Grotowski. Investigando, assim também, através de um laboratório de criação cênica, as técnicas de canto do Candomblé Ketu como potência para um descondicionamento da percepção e comportamento cotidianos do sujeito-ator, na direção de um alargamento da experiência do “si mesmo” e de um contato desarmado com o outro no processo criativo. Em uma interlocução com a pesquisa de Grotowski sobre as práticas de canto no Vodu haitiano, não se trata, nesta abordagem, de produzir efeitos sonoros, mas do atuante deixar-se atravessar pela canção, abrindo-se como um canal para que “algo cante nele”.
Palavras-chave: Trabalho do ator sobre si, Antropologia Teatral, Voz-Veículo
Palavras-chave: Trabalho do ator sobre si, Antropologia Teatral, Voz-Veículo
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Como Citar
Matricardi, L. (2017). TENSÕES ENTRE TEORIA E PRÁTICA, OU “POR QUE ESTUDAR GROTOWSKI?”. Cadernos Virtuais De Pesquisa Em Artes Cênicas, 1(2), 32–36. Recuperado de https://seer.unirio.br/pesqcenicas/article/view/6763
Edição
Seção
XVII Colóquio