(O CONCEITO DE) AUTO TEATRO EM PN16-NADA, DE HÉLIO OITICICA

Main Article Content

Carlos Cardoso Martins Moreira

Resumo

Em 2010, visitei o penetrável PN16-NADA, que esteve instalado na Praça XV, entre o Paço Imperial e o Chafariz de Mestre Valentim, de setembro a novembro daquele ano. O objeto de minha pesquisa é duplo. Compõe-se do penetrável e da experiência que então vivenciei em seu interior e que me levou a investigar os modos pelos quais o artista buscava proporcionar, em PN16-NADA, condições para que o visitante experimentasse “um tipo de atividade que não esteja irremediavelmente reduzida à contemplação do acabado”, e em que se produzisse a transformação da “situação de espectador para a de participador”. No artigo descrevo a experiência que vivenciei no interior do penetrável e proponho a compreensão de auto-teatro não como conceito ou fenômeno, mas como acesso, caminho que se abre para a manifestação dos fenômenos através da participação do indivíduo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Martins Moreira, C. C. (2017). (O CONCEITO DE) AUTO TEATRO EM PN16-NADA, DE HÉLIO OITICICA. Cadernos Virtuais De Pesquisa Em Artes Cênicas, 1(2), 102–106. Recuperado de https://seer.unirio.br/pesqcenicas/article/view/6774
Seção
XVII Colóquio
Biografia do Autor

Carlos Cardoso Martins Moreira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Autor, diretor, cenógrafo e diretor musical em atividade desde 1980. Formação Acadêmica/Titulação 2016 Mestrado em Programa de Pós Graduação em Teatro UNIRIO. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Rio De Janeiro, Brasil Título: O conceito de auto-teatro em PN16 (NADA), de Hélio Oiticica Orientador: Leonardo Ramos Munk Machado 2007 - 2015 Graduação em Estética e Teoria do Teatro. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Rio De Janeiro, Brasil Título: COMO ERA BRUNO QUANDO TINHA CABELO Orientador: Marina Teixeira Werneck Vianna