(O CONCEITO DE) AUTO TEATRO EM PN16-NADA, DE HÉLIO OITICICA
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Resumo
Em 2010, visitei o penetrável PN16-NADA, que esteve instalado na Praça XV, entre o Paço Imperial e o Chafariz de Mestre Valentim, de setembro a novembro daquele ano. O objeto de minha pesquisa é duplo. Compõe-se do penetrável e da experiência que então vivenciei em seu interior e que me levou a investigar os modos pelos quais o artista buscava proporcionar, em PN16-NADA, condições para que o visitante experimentasse “um tipo de atividade que não esteja irremediavelmente reduzida à contemplação do acabado”, e em que se produzisse a transformação da “situação de espectador para a de participador”. No artigo descrevo a experiência que vivenciei no interior do penetrável e proponho a compreensão de auto-teatro não como conceito ou fenômeno, mas como acesso, caminho que se abre para a manifestação dos fenômenos através da participação do indivíduo.
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Como Citar
Martins Moreira, C. C. (2017). (O CONCEITO DE) AUTO TEATRO EM PN16-NADA, DE HÉLIO OITICICA. Cadernos Virtuais De Pesquisa Em Artes Cênicas, 1(2), 102–106. Recuperado de https://seer.unirio.br/pesqcenicas/article/view/6774
Edição
Seção
XVII Colóquio