ENTRE A QUEDA DO CÉU E O AVANÇO DO MAR – TEATRALIDADES DO FIM
Main Article Content
Resumo
O projeto se constitui a partir de uma metodologia de pesquisa-ação na praia de Atafona no município de São João da Barra, local que há 50 anos vem sofrendo intenso processo de erosão marinha (o mar já avançou 400 metros e destruiu mais de 500 casas). O projeto se propõe a: realizar uma vivência de campo onde se investigará o imaginário da população de Atafona sobre o fenômeno do avanço do mar, bem como as estratégias de adaptação neste cenário em constante transformação; produzir uma reflexão teórico-conceitual sobre as teatralidades do fim, isto é, sobre o imaginário do “fim” (do mundo, da arte e da crítica) no pensamento e na arte contemporânea; refletir sobre os regimes biopolíticos de valor (subjetivo, econômico, cultural) no contexto brasileiro contemporâneo e em particular no Estado do Rio de Janeiro, bem como sobre as possíveis linhas de fuga ou transvalorações que ocorrem no interior destes mesmos regimes; analisar algumas manifestações culturais (artísticas, políticas, existenciais) que operam o que estamos chamando de teatralidade em trânsito, isto é, ações que chacoalham a estabilidade das máscaras sociais, denunciam falsos valores, escapam aos binarismos da linguagem, da normatividade e dos regimes hegemônicos de verdade; e finalmente criar um espaço de produção cultural e residência artística em Atafona, a CasaDuna – Centro de Arte, Pesquisa e Memória de Atafona.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Article Details
Como Citar
Codeço, F. dos S. (2017). ENTRE A QUEDA DO CÉU E O AVANÇO DO MAR – TEATRALIDADES DO FIM. Cadernos Virtuais De Pesquisa Em Artes Cênicas, 1(2), 56–60. Recuperado de https://seer.unirio.br/pesqcenicas/article/view/6792
Edição
Seção
XVII Colóquio