Falar e cantar em cena: a voz do ator brasileiro no teatro musical contemporâneo

Main Article Content

Ana Lúcia de Alcantara Calvente

Resumo

Este projeto propõe uma investigação sobre o trabalho de voz do ator brasileiro,
com a fala e o canto, no contexto dos musicais contemporâneos. Pretendo abordar espetáculos
que tematizam a biografia de cantores populares, para observar as nuances vocais, técnicas e
expressivas, que ocorrem no processo de criação da voz cênica do ator. Como objeto
específico gostaria de estudar e analisar o desempenho dos atores Soraya Ravenle e Diogo
Vilela, respectivamente, em Dolores (1998), de Douglas Dwight e Fátima Valença, e em
Cauby, Cauby! (2006), de Flávio Marinho. Neste colóquio tentarei mostrar os principais
parâmetros vocais responsáveis por alterações nas características de emissão da voz falada e
da voz cantada de um indivíduo e que podem ser utilizadas no processo atorial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Calvente, A. L. de A. (2010). Falar e cantar em cena: a voz do ator brasileiro no teatro musical contemporâneo. Cadernos Virtuais De Pesquisa Em Artes Cênicas, (1). Recuperado de https://seer.unirio.br/pesqcenicas/article/view/699
Edição
Seção
Processos formativos e atuação cênica