Uma profanação da atuação

Main Article Content

André Luiz Lopes Magela

Resumo

Esta comunicação visa apresentar a pesquisa de mestrado A Companhia Ueinzz e
sua profanação da atuação
, que examina o trabalho de Alexandre Phantomas, ator integrante
da Companhia Teatral Ueinzz, caracterizando sua atuação como uma profanação da cena
teatral, à luz do conceito de profanação, como proposto por Giorgio Agamben no ensaio
Elogio da profanação. Num viés de crítica política relacionada à arte e à cultura, estarão em
questão estudos sobre modos de subjetivação e análises sobre a sociedade atual sob a ótica da
biopolítica, onde são examinados dispositivos de controle social e suas influências na
produção de subjetividade.
A atuação de Alexandre Phantomas será analisada em confronto com paradigmas de trabalho
de ator, observados em escritos de autores e diretores teatrais que, direta ou indiretamente,
estabelecem critérios para a atuação cênica ou a formação de ator. Paralelamente, considerarse-
á a hipótese desta “profanação da cena” fomentar a criação de linguagens teatrais
alternativas a formas cênicas mais hegemônicas, configurando um espaço de resistência
artístico-política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Magela, A. L. L. (2010). Uma profanação da atuação. Cadernos Virtuais De Pesquisa Em Artes Cênicas, (1). Recuperado de https://seer.unirio.br/pesqcenicas/article/view/701
Edição
Seção
Poéticas da cena e do texto teatral