O jogo indutor da encenação: Uma experiência de sala de aula
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Resumo
Este artigo relata uma experiência de sala de aula, desenvolvida no Colégio de
Aplicação da UFRJ (CAp-UFRJ), em que alunos de Artes Cênicas do primeiro ano do Ensino
Médio encenaram um espetáculo que partiu, não do texto dramático, mas do jogo teatral. A
encenação foi inteiramente construída no período de 10 (dez) aulas, devotadas à pesquisa,
experimentação e criação de jogos a partir do indutor espaço, de Jean-Pierre Ryngaert. O
texto surgiu, espontaneamente, no decorrer do processo, na forma de breves roteiros e falas
improvisadas, fruto das relações empreendidas durante a realização dos jogos. O espetáculo
foi apresentado na Semana de Arte, Ciência e Cultura do CAp-UFRJ de 2006 e revelou, não
apenas uma escrita cênica autoral, criada pelos alunos, mas também a engrenagem cênica dos
jogos trabalhados.
Aplicação da UFRJ (CAp-UFRJ), em que alunos de Artes Cênicas do primeiro ano do Ensino
Médio encenaram um espetáculo que partiu, não do texto dramático, mas do jogo teatral. A
encenação foi inteiramente construída no período de 10 (dez) aulas, devotadas à pesquisa,
experimentação e criação de jogos a partir do indutor espaço, de Jean-Pierre Ryngaert. O
texto surgiu, espontaneamente, no decorrer do processo, na forma de breves roteiros e falas
improvisadas, fruto das relações empreendidas durante a realização dos jogos. O espetáculo
foi apresentado na Semana de Arte, Ciência e Cultura do CAp-UFRJ de 2006 e revelou, não
apenas uma escrita cênica autoral, criada pelos alunos, mas também a engrenagem cênica dos
jogos trabalhados.
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Como Citar
da Silva, A. P. (2010). O jogo indutor da encenação: Uma experiência de sala de aula. Cadernos Virtuais De Pesquisa Em Artes Cênicas, (1). Recuperado de https://seer.unirio.br/pesqcenicas/article/view/704
Edição
Seção
Processos cênicos em educação