O jogo indutor da encenação: Uma experiência de sala de aula

Main Article Content

Andrea Pinheiro da Silva

Resumo

Este artigo relata uma experiência de sala de aula, desenvolvida no Colégio de
Aplicação da UFRJ (CAp-UFRJ), em que alunos de Artes Cênicas do primeiro ano do Ensino
Médio encenaram um espetáculo que partiu, não do texto dramático, mas do jogo teatral. A
encenação foi inteiramente construída no período de 10 (dez) aulas, devotadas à pesquisa,
experimentação e criação de jogos a partir do indutor espaço, de Jean-Pierre Ryngaert. O
texto surgiu, espontaneamente, no decorrer do processo, na forma de breves roteiros e falas
improvisadas, fruto das relações empreendidas durante a realização dos jogos. O espetáculo
foi apresentado na Semana de Arte, Ciência e Cultura do CAp-UFRJ de 2006 e revelou, não
apenas uma escrita cênica autoral, criada pelos alunos, mas também a engrenagem cênica dos
jogos trabalhados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
da Silva, A. P. (2010). O jogo indutor da encenação: Uma experiência de sala de aula. Cadernos Virtuais De Pesquisa Em Artes Cênicas, (1). Recuperado de https://seer.unirio.br/pesqcenicas/article/view/704
Edição
Seção
Processos cênicos em educação