Procedimentos de encenação: a voz do ator na teatralização de materiais não-dramáticos

Main Article Content

Aramís David Correia

Resumo

A dissertação trata da direção de atores naquilo que diz respeito a voz-em-cena
considerada em suas dimensões semânticas (lingüísticas) e sonoras (paralingüísticas). O
pensamento que orientou o estudo teve por referência certo tipo de encenação que identifica o
ator como centro polarizador do acontecimento teatral. Assumindo um perfil teórico-prático, a
pesquisa que lhe serve de base realizou-se em dois Laboratórios Experimentais, onde a partir
de excertos do Romance Malone morre, de Samuel Beckett, foram levantados e examinados
procedimentos de teatralização com ênfase na voz humana e nas possibilidade da voz em off,
dispositivo utilizado no sentido de redimensionar o campo da vocalidade. A procura da
investigação perseguiu o trajeto da palavra do livro ao palco. Os laboratórios resultaram em
exercício teatral formatado de modo a ser apresentado publicamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Correia, A. D. (2010). Procedimentos de encenação: a voz do ator na teatralização de materiais não-dramáticos. Cadernos Virtuais De Pesquisa Em Artes Cênicas, (1). Recuperado de https://seer.unirio.br/pesqcenicas/article/view/707
Edição
Seção
Processos formativos e atuação cênica