ESPAÇOS TEATRAIS, ESPAÇOS DE ESPERANÇA: AS SEDES DOS GRUPOS NÓS DO MORRO DO RIO DE JANEIRO E BANDO DE TEATRO OLODUM DE SALVADOR

Main Article Content

Joana Angélica Lavallé

Resumo

Em seus traçados iniciais, esta pesquisa constitui-se como possibilidade de desdobramento da dissertação de mestrado, Espaços para Shakespeare no percurso de grupos teatrais brasileiros, desenvolvida no Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da UNIRIO.
Considerei questões apontadas na dissertação no capítulo Experiências de três grupos teatrais brasileiros: fazeres, espaços, cidades como pontos instigantes a ser desenvolvidos em estudos posteriores. Para tanto a tese em andamento Espaços teatrais, espaços de esperança visa investigar os processos singulares da implementação das sedes como locais de difusão de práticas artísticas dos grupos Nós do Morro do Rio e Janeiro e Bando de Teatro Olodum de Salvador. Ambas são atuantes no teatro brasileiro de forma continuada há mais de vinte anos, respectivamente desde 1986 e desde 1990. Os espaços teatrais que funcionam como sedes das companhias são lugares de criação e de encontro com o espectador. Abrigam as contribuições destes grupos em diálogo permanente com as cidades de origem, algo que aparenta ser determinante em seus percursos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Lavallé J. A. (2017). ESPAÇOS TEATRAIS, ESPAÇOS DE ESPERANÇA: AS SEDES DOS GRUPOS NÓS DO MORRO DO RIO DE JANEIRO E BANDO DE TEATRO OLODUM DE SALVADOR. Cadernos Virtuais De Pesquisa Em Artes Cênicas, 1(2), 107–111. Recuperado de https://seer.unirio.br/pesqcenicas/article/view/7089
Seção
XVII Colóquio
Biografia do Autor

Joana Angélica Lavallé, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Cenógrafa e figurinista. É Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2012-2014) e doutoranda do mesmo programa. Atua como pesquisadora do Laboratório de Estudos do Espaço Teatral e Memória Urbana. Iniciou os estudos na Faculdade de Arquitetura da UFRJ, e graduou-se em Artes Cênicas habilitação Cenografia na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Possui Licenciatura Plena em Educação Artística na Universidade Cândido Mendes. Teve o projeto “Vem pro viaduto!” selecionado para representar a UNIRIO e exposto na Mostra das Escolas na Quadrennial of Performance Design and Space 2015 em Praga, República Tcheca. Em 2015 e 2016 foi professora substituta da Escola de Belas Artes da UFRJ, onde ministrou as disciplinas Cena e Dramaturgia, Estudos do Espaço Cênico e Cenografia. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Figurino e Cenografia. Atua principalmente nos seguintes temas de pesquisa: espaço teatral, cenografia e William Shakespeare.