Jorge Andrade e a formação: a História como dramaturgia
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Resumo
O trabalho que aqui se apresenta, propõe perceber como da relação entre o pensamento
historiográfico da Formação Brasileira com a história da formação individual do escritor Jorge
Andrade nasce a matéria cênico-literária do primeiro Ciclo de obras deste autor paulista: Marta, A
Árvore e o Relógio. Isto tanto pelo contexto histórico em que o dramaturgo está inserido (1922-1984);
quanto pela efetiva interlocução do autor como pensamento sobre a Formação (Gilberto Freyre, Sérgio
Buarque de Holanda, Caio Prado Jr, Antonio Cândido e, obviamente, Décio de Almeida Prado que foi
seu professora na EAD); quanto por fazer desta seu tema dramatúrgico central.O citado ciclo percorre
uma trajetória da história do Brasil, com foco na história paulista, que parte das bandeiras no século
XVII, passando pelo ciclo do ouro mineiro e chegando até a industrialização paulista. Uma das
historiográfico da Formação Brasileira com a história da formação individual do escritor Jorge
Andrade nasce a matéria cênico-literária do primeiro Ciclo de obras deste autor paulista: Marta, A
Árvore e o Relógio. Isto tanto pelo contexto histórico em que o dramaturgo está inserido (1922-1984);
quanto pela efetiva interlocução do autor como pensamento sobre a Formação (Gilberto Freyre, Sérgio
Buarque de Holanda, Caio Prado Jr, Antonio Cândido e, obviamente, Décio de Almeida Prado que foi
seu professora na EAD); quanto por fazer desta seu tema dramatúrgico central.O citado ciclo percorre
uma trajetória da história do Brasil, com foco na história paulista, que parte das bandeiras no século
XVII, passando pelo ciclo do ouro mineiro e chegando até a industrialização paulista. Uma das
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Como Citar
Nosella, B. L. D. (2010). Jorge Andrade e a formação: a História como dramaturgia. Cadernos Virtuais De Pesquisa Em Artes Cênicas, (1). Recuperado de https://seer.unirio.br/pesqcenicas/article/view/709
Edição
Seção
História e historiografia do teatro