Teatro dos quatro: heranças e influências a partir de uma possível filiação a um teatro de texto

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Daniel Schenker Wajnberg

Resumo

A proposta central do Teatro dos Quatro – fundado e mantido por uma sociedade
formada por Sergio Britto, Paulo Mamede e Mimina Roveda entre 1978 e 1993 – era bastante
clara, desde o início da implantação do projeto: investir em montagens de textos renomados,
que valorizassem as qualidades dramatúrgicas em detrimento de eventuais visões diretoriais
que se sobrepusessem a elas, interpretadas por uma vasta galeria de atores, formada entre os
profissionais mais importantes em atividade no Brasil. Mas esta “definição” não deve ser
considerada em termos absolutos, especialmente porque seria apressado definir os trabalhos
de direção das encenações do Teatro dos Quatro como textocentristas, ou seja, subservientes a
um determinado texto.

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Como Citar
Wajnberg, D. S. (2010). Teatro dos quatro: heranças e influências a partir de uma possível filiação a um teatro de texto. Cadernos Virtuais De Pesquisa Em Artes Cênicas, (1). Recuperado de https://seer.unirio.br/pesqcenicas/article/view/715
Edição
Seção
História e historiografia do teatro