<i>Fabulações</i> - Uma atualização a partir do espelho

Main Article Content

Francini Barros Pontes

Resumo

O texto a seguir apresenta o momento atual da pesquisa de doutorado
Fabulações, apresentada ao Programa de Pós graduação em Artes Cênicas da Unirio.
O principal argumento da obra até então, era a possibilidade de descontextualização
dos objetos, que, uma vez transformados em meios puros, seriam metáforas da própria
função significante da linguagem, apresentando à dança um caráter performativo.

Desfigurados, no entanto, de seu uso, os objetos têm-se estabelecido como fonte
geradora de estímulos para o movimento cuja potência, muitas vezes, prescinde de
sua presença em cena. Expressões de movimento significativas também têm surgido
diretamente a partir da relação estabelecida entre os performers e outras imagens,
visuais, sonoras e táteis.
É a partir do diálogo estabelecido com o conceito da “carne” – elemento da
percepção, cujo tecido intersticial nos mantém atrelados, no mundo – definido por
Merleau-Ponty, que os argumentos da obra vêm sendo desenvolvidos bem como
estabelecidas as demais associações necessárias para sua construção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Pontes, F. B. (2010). &lt;i&gt;Fabulações&lt;/i&gt; - Uma atualização a partir do espelho. Cadernos Virtuais De Pesquisa Em Artes Cênicas, (1). Recuperado de https://seer.unirio.br/pesqcenicas/article/view/724
Edição
Seção
Estudos de performance, discursos do corpo e da imagem