Considerações entre: ação cômica, presença e dramaturgia em solos de palhaços
Main Article Content
Resumo
Partindo de um olhar sobre a arte contemporânea, esta pesquisa busca aprofundar
questões sobre presença de ator (incluindo corpo, presença plena e presença como ausência) e
dramaturgia a partir de três solos de palhaço: O Pregoeiro, de Marcio Libar, La Scarpetta, de
Ricardo Puccetti, e Jeanne D´arpo, de Gardi Hutter. A análise destes espetáculos envolve a
discussão sobre processos de formação do palhaço (oficinas de iniciação e oficinas de técnicas de
comédia para construção de números: A Nobre Arte do Palhaço, de Márcio Libar, Retiro de
Clown, do grupo Lume Teatro, Máscaras Xamânicas, de Sue Morrison, e Técnicas de palhaçaria
clássica, de Nani Colombaioni) e sobre as diferentes temporalidades do conceito (ao qual se
deseja chegar) de ação cômica, tendo como referência textos de Jacques Derrida, Renato
Ferracini e José da Costa, entre outros autores.
questões sobre presença de ator (incluindo corpo, presença plena e presença como ausência) e
dramaturgia a partir de três solos de palhaço: O Pregoeiro, de Marcio Libar, La Scarpetta, de
Ricardo Puccetti, e Jeanne D´arpo, de Gardi Hutter. A análise destes espetáculos envolve a
discussão sobre processos de formação do palhaço (oficinas de iniciação e oficinas de técnicas de
comédia para construção de números: A Nobre Arte do Palhaço, de Márcio Libar, Retiro de
Clown, do grupo Lume Teatro, Máscaras Xamânicas, de Sue Morrison, e Técnicas de palhaçaria
clássica, de Nani Colombaioni) e sobre as diferentes temporalidades do conceito (ao qual se
deseja chegar) de ação cômica, tendo como referência textos de Jacques Derrida, Renato
Ferracini e José da Costa, entre outros autores.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Article Details
Como Citar
Escobar, H. V. (2010). Considerações entre: ação cômica, presença e dramaturgia em solos de palhaços. Cadernos Virtuais De Pesquisa Em Artes Cênicas, (1). Recuperado de https://seer.unirio.br/pesqcenicas/article/view/730
Edição
Seção
Poéticas da cena e do texto teatral