Gerd Bornheim: a dimensão filosófica da crítica teatral
Main Article Content
Resumo
O exercício da crítica teatral por Gerd Bornheim em sua forma ensaística apresenta
um alargamento da compreensão da arte teatral em relação à crítica jornalística, cujo objetivo
principal é informar o leitor leigo sobre um espetáculo. Tal alargamento que já é da própria
natureza da forma ensaística em relação à jornalística decorre tanto daí, quer dizer, dessa
ensaística que adota em seus escritos sobre teatro, quanto da escolha de temas ligados à crise,
no sentido estético e filosófico do termo, aplicado a essa arte, em nossos dias. Com isso Gerd
Bornheim, está incluído entre os principais debatedores das questões enfrentadas por todos os
que lidam com o teatro hoje. Nesta pesquisa, a abordagem da crítica teatral se faz de modo
filosófico, na medida em que se busca estabelecer relações entre o teatro e o pensamento
estético-filosófico de Gerd Bornheim.
um alargamento da compreensão da arte teatral em relação à crítica jornalística, cujo objetivo
principal é informar o leitor leigo sobre um espetáculo. Tal alargamento que já é da própria
natureza da forma ensaística em relação à jornalística decorre tanto daí, quer dizer, dessa
ensaística que adota em seus escritos sobre teatro, quanto da escolha de temas ligados à crise,
no sentido estético e filosófico do termo, aplicado a essa arte, em nossos dias. Com isso Gerd
Bornheim, está incluído entre os principais debatedores das questões enfrentadas por todos os
que lidam com o teatro hoje. Nesta pesquisa, a abordagem da crítica teatral se faz de modo
filosófico, na medida em que se busca estabelecer relações entre o teatro e o pensamento
estético-filosófico de Gerd Bornheim.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Article Details
Como Citar
Barcellos, J. (2010). Gerd Bornheim: a dimensão filosófica da crítica teatral. Cadernos Virtuais De Pesquisa Em Artes Cênicas, (1). Recuperado de https://seer.unirio.br/pesqcenicas/article/view/733
Edição
Seção
Poéticas da cena e do texto teatral