O narrador, um poeta da voz - O impacto da palavra na obra de Ariano Suassuna: relações entre oralidade e escrita

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Lídia Becker

Resumo

A voz é um fenômeno que contém aspectos fônicos, prosódicos e lingüísticos. Para
além da materialidade, entretanto, o conceito de polifonia definido por Mikhail Bakthin se
mostra apropriado para compreender a voz como uma produção cultural, histórica e social,
superando a própria noção de oralidade, que emerge como porta-voz de uma dimensão
coletiva em que a singularidade de cada sujeito falante lhe outorga autoridade, criando um
conjunto de vozes polivalentes. Nessa ambiência, discute-se até que ponto a voz é produto da
natureza e, como tal, objeto de estudo das ciências da saúde, ou produto da cultura, como
sugerem alguns estudos da produção teatral contemporânea. Nesse sentido, pode-se pensar o
narrador como um poeta da voz cuja poética se inspira nas práticas sociais e seus atores ???? no
caso do romance, a trama e as personagens. Propõe-se uma análise da obra O Romance d’A
Pedra do Reino e o Príncipe do sangue do vai e volta
, de Ariano Suassuna ???? estratégia
narrativa e inventiva em que a voz do autor, entre pancadarias e qüiproquós, aparece
travestida ora como personagem ora como narrador no seio da ordem ficcional.

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Como Citar
Becker, L. (2010). O narrador, um poeta da voz - O impacto da palavra na obra de Ariano Suassuna: relações entre oralidade e escrita. Cadernos Virtuais De Pesquisa Em Artes Cênicas, (1). Recuperado de https://seer.unirio.br/pesqcenicas/article/view/741
Edição
Seção
História e historiografia do teatro