Mythologias dramatúrgicas e cênicas contemporâneas: Phaedra's love de Sarah Kane

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Tania Alice Caplain Feix

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa teórico-prática sobre a adaptação
do mito de Fedra em Phaedra´s Love de Sarah Kane, e especificamente sobre as formas
dramatúrgicas e cênicas propostas pela escritora britânica na sua releitura do mito
desenvolvido originalmente por Eurípides e retomado em seguida por Sêneca e Racine. A
reflexão se dá a partir dos parâmetros estéticos da Contemporaneidade, a partir de uma
reflexão comparativa sobre o dramático e o pós-dramático, dentro de uma perspectiva
dramaturgica e cênica. A adaptação de Sarah Kane evidencia questões éticas e estéticas da
Contemporaneidade que condicionam nossos destinos, como a incomunicabilidade, a
exacerbação da sexualidade, a violência social e das relações humanas, a hipocrisia do poder
religioso, o individualismo e a indiferença pós-moderna. A análise das estruturas
dramaturgicas e das soluções cênicas aprofunda a reflexão sobre a variação do tema trágico
em função dos sucessivos contextos sociais e históricos. Neste sentido, o artigo aborda
também a evolução da tragédia grega à tragédia romana e clássica, até a ruptura operada pela
forma pós-dramática proposta por Sarah Kane e atualizada na encenação realizada em 2007
na cidade de Ouro Preto por Gilson Motta e Tania Alice.

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Como Citar
Feix, T. A. C. (2010). Mythologias dramatúrgicas e cênicas contemporâneas: Phaedra’s love de Sarah Kane. Cadernos Virtuais De Pesquisa Em Artes Cênicas, (1). Recuperado de https://seer.unirio.br/pesqcenicas/article/view/749
Edição
Seção
Poéticas da cena e do texto teatral