Revista Completa, Ano 19, Número 02: Edição de dezembro de 2021

Autores

Resumo

esta edição traz como marca a articulação entre psicanálise e literatura.  Como já sublinhamos em outros momentos, por vezes os temas conspiram, mesmo nas seções livres. A maioria dos artigos tecem uma trama entre obras literárias diversas, e conceitos psicanalíticos. O que faz com que tantos autores, ao mesmo tempo, procure na literatura um modo de dizer sobre aquilo que os atravessa? Não temos a resposta, mas é sabido que não é de hoje que esses campos se entrelaçam. Aliás, o criador da psicanálise já dizia que os escritores e os poetas são os verdadeiros descobridores da psicanálise, dado que, em suas obras, anteciparam as descobertas freudianas. Somos testemunhas do gradual distanciamento da psicanálise dos ideais da medicina, e seu avanço na direção da literatura e das artes. Freud era um homem de “letras”. Por mais que seu ponto de partida tenha sido a medicina, trazia consigo o desejo de ser escritor. A escrita, seja ela literária ou não, tem o poder de nos transportar para outra realidade, trazendo à tona o que há de singular no sujeito. Esperamos que os artigos por nós selecionados lhes tragam um alento, e inspiração, para atrevessarmos esses tempos tão difíceis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joana Souza, UNIRIO

Psicanalista. Doutora em Memória Social pela Universidade Federeal do Estado do Rio de Janeiro e pela Université Côte d`'Azur, Nice, França. Diretora do Corpo Freudiano Teresópolis. Gerente de Edição do periódico Psicanálise e Barroco em revista.

Denise Maurano, UNIRIO

Psicanalista. Professora Titular aposentada da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UNIRIO. Membro do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise. Editora fundadora do períodico Psicanálise e Barroco em Revista.

Lucia Perez, UNIRIO

Psicanalista. Professora do Departamento Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Membro do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise. Editora Geral do Periódico Psicanálise e Barroco em revista.

Imagem da Capa: Foto de autoria de Megs Harrison Fonte: unsplash.com

Downloads

Publicado

2022-03-11

Como Citar

SOUZA, J. D. S.; MELLO, D. M. .; PEREZ, L. M. de F. Revista Completa, Ano 19, Número 02: Edição de dezembro de 2021. Psicanálise & Barroco em Revista, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 232, 2022. Disponível em: https://seer.unirio.br/psicanalise-barroco/article/view/11736. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Revista Completa