A retomada da pulsão d'emprise

Autores

Resumo

A proposta central é a retomada da teoria das Pulsões desenvolvida por Sigmund Freud e amplamente discutida por Piera Aulagnier. O trabalho abordou o termo bemächtigungstrieb utilizado pelo próprio Freud em 1905, 1915 e 1920, traduzido em português como pulsão de dominação, e para o Francês como pulsion d’emprise. O objetivo consiste numa releitura da função descrita como l’emprise, observando o estatuto participativo da pulsão em sua origem na formação do psiquismo. Para tal sustentação indicamos elementos na ideia do aparelho de dominação (muscular), e na proposta conceitual de metabolização realizada por Aulagnier, onde encontramos meios para provocações e as problemáticas conceituais. Deste modo sublinhamos a pulsão d’emprise, e seus fundamentos, incluindo o carácter independente e não sexual a priori, entre eles, a evidência do impulso e a incorporação representado na constituição do corpo pulsional e suas expressões na vida psíquica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Trevisan, UFMGS

Formação Acadêmica: Psicólogo, mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Doutorando no programa de Psicologia Clinica e Cultura da Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

2022-03-11

Como Citar

TREVISAN, A. . A retomada da pulsão d’emprise. Psicanálise & Barroco em Revista, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 121–142, 2022. Disponível em: https://seer.unirio.br/psicanalise-barroco/article/view/11769. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres