Agnès Varda, um cinema invocante

Autores

  • Laene Pedro Gama Universidade de Brasília - UnB
  • Jean-Michel Vivès Université Côte d’Azur (França)
  • Daniela Scheinkman Chatelard Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.9789/pb.v21i1.14-35

Palavras-chave:

cinema, invocação, sujeito

Resumo

O artigo trata do circuito invocante no cinema documental de Agnès Varda. Elegemos cinco dos seus filmes documentários, dos quais utilizamos algumas cenas para ilustrarmos a transcendência do real pelo intermédio da obra artística. Refletimos o fazer de sua obra seguindo a trilha que a própria cineasta confere como norteadora do seu trabalho, a partir de três palavras: inspiração – atrelada ao acaso, a chama do desejo, definição da artista que se aproxima do inesperado na psicanálise; obra – o seu trabalho artístico e aqui tratado pelo trabalho de escansão analítico; e compartilhar – por nós percebido, como o endereçamento. Entendemos que a obra fílmica de Varda revela-se invocante, por ela assumir uma posição de suposição do sujeito a advir, sustentando-a pelo endereçamento. A dimensão invocante, marca singular da obra vardadiana, nos leva, em uma agenda futura, a pensar a aproximação da estética psicanalítica e vardadiana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laene Pedro Gama, Universidade de Brasília - UnB

Psicanalista.
Psicóloga da Universidade de Brasília – UnB.
Doutoranda em formação dupla pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasília – UnB e pela Université Côte d’Azur (França).

Jean-Michel Vivès, Université Côte d’Azur (França)

Psicanalista.
Professor Titular e pesquisador da Université Côte d’Azur (França).
Membro associado da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp.
Professor colaborador da Universidade de Brasília – UnB.

Daniela Scheinkman Chatelard, Universidade de Brasília - UnB

Psicanalista.
Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasília – UnB.
Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq desde 2013.
Membro do GT “Psicanálise, Política e Clínica” na Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia – ANPEPP.

Downloads

Publicado

2023-12-07

Como Citar

PEDRO GAMA, L.; VIVÈS, J.-M.; SCHEINKMAN CHATELARD, D. Agnès Varda, um cinema invocante. Psicanálise & Barroco em Revista, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 14–35, 2023. DOI: 10.9789/pb.v21i1.14-35. Disponível em: https://seer.unirio.br/psicanalise-barroco/article/view/13026. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Temáticos