SUJEITO, DISCURSO E IDEOLOGIA: UMA COMPREENSÃO PSICANALÍTICA SOBRE A POSIÇÃO DO SUJEITO EM DISCURSOS MIDIÁTICOS

Autores

  • Lucas de Oliveira Alves
  • Jane Martins
  • Maurício Eugênio Maliska

DOI:

https://doi.org/10.9789/1679-9887.2017.v15i1.35-62

Resumo

Este trabalho propõe-se a discutir a constituição e a posição do sujeito nos
discursos midiáticos, a partir de uma compreensão destes como correlatos aos
discursos propostos por Lacan. Outro sim, articula-se a esta discussão conceitos
acerca da ideologia apresentados por Althusser, Chomsky e, sobretudo Žižek.
Esta pesquisa orienta-se pela “função sujeito” em suas possíveis relações com
o significante, o objeto a e o Outro. Nela identifica-se correlações entre a mídia
e o discurso universitário e capitalista, além da possibilidade da assunção do
discurso da histérica. Compreende-se, ainda, que a mídia atua no campo
ideológico, alienando sujeitos em significantes por meio de uma fantasia social
que molda a realidade.

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Publicado

2018-03-17

Como Citar

DE OLIVEIRA ALVES, L.; MARTINS, J.; EUGÊNIO MALISKA, M. SUJEITO, DISCURSO E IDEOLOGIA: UMA COMPREENSÃO PSICANALÍTICA SOBRE A POSIÇÃO DO SUJEITO EM DISCURSOS MIDIÁTICOS. Psicanálise & Barroco em Revista, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 35–62, 2018. DOI: 10.9789/1679-9887.2017.v15i1.35-62. Disponível em: https://seer.unirio.br/psicanalise-barroco/article/view/7278. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos