CONSIDERAÇÕES SOBRE O PAPEL DO PSICANALISTA FRENTE À ARTE
DOI:
https://doi.org/10.9789/1679-9887.2017.v15i1.197-230Resumo
Buscamos neste trabalho estabelecer uma categorização da relação entre a arte
e a psicanálise na obra freudiana a partir de uma análise utilizando os quatro discursos propostos por Lacan. A partir deste objetivo, propomos três categorias, em que a primeira, a análise do autor a partir da obra, pode ser articulada predominantemente com o discurso de mestria, a partir do qual a noção de caráter e as comparações entre a transferência do analista com o autor e a sua contratransferência na análise também puderam ser articuladas. A segunda categoria, a análise do discurso de personagens de uma obra de ficção para demonstração de um saber já construído, pode ser relacionada com os discursos histérico e universitário. Na terceira categoria, pudemos articular o efeito da arte enquanto explicitador do impacto real de das Ding com o discurso do analista.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta publicação está licenciada com uma Licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.