CONSIDERAÇÕES SOBRE O PAPEL DO PSICANALISTA FRENTE À ARTE

Autores

  • Marcelo de Oliveira Prado
  • Tiago Ravanello

DOI:

https://doi.org/10.9789/1679-9887.2017.v15i1.197-230

Resumo

Buscamos neste trabalho estabelecer uma categorização da relação entre a arte
e a psicanálise na obra freudiana a partir de uma análise utilizando os quatro discursos propostos por Lacan. A partir deste objetivo, propomos três categorias, em que a primeira, a análise do autor a partir da obra, pode ser articulada predominantemente com o discurso de mestria, a partir do qual a noção de caráter e as comparações entre a transferência do analista com o autor e a sua contratransferência na análise também puderam ser articuladas. A segunda categoria, a análise do discurso de personagens de uma obra de ficção para demonstração de um saber já construído, pode ser relacionada com os discursos histérico e universitário. Na terceira categoria, pudemos articular o efeito da arte enquanto explicitador do impacto real de das Ding com o discurso do analista.

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Publicado

2018-03-17

Como Citar

DE OLIVEIRA PRADO, M.; RAVANELLO, T. CONSIDERAÇÕES SOBRE O PAPEL DO PSICANALISTA FRENTE À ARTE. Psicanálise & Barroco em Revista, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 197–230, 2018. DOI: 10.9789/1679-9887.2017.v15i1.197-230. Disponível em: https://seer.unirio.br/psicanalise-barroco/article/view/7283. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos