REMAKES CINEMATOGRÁFICOS: A VIOLÊNCIA EM UMA CULTURA DA CÓPIA NO SÉCULO XXI

Autores

  • Johanna Gondar Hildenbrand
  • Francisco Ramos Farias

DOI:

https://doi.org/10.9789/1679-9887.2015.v13i2.%25p

Resumo

O artigo tem como objetivo entender o porquê do aumento na produção de remakes,
para depois estabelecer um contraste entre os remakes norte-americanos e seus filmes de
origem a partir da forma estética pela qual as imagens são impostas ao espectador. Esse
contraste será analisado através da comparação entre remakes norte-americanos,
produzidos a partir do século XXI, e seus filmes originais produzidos na Europa. São
eles: Vanilla Sky (2001) e Preso na escuridão (1997), Entre irmãos (2009) e Brothers
(2004) e Deixe-me entrar (2010) e Deixe ela entrar (2008). Iremos analisar a
exacerbação de uma violência estética na prática desses remakes e discutir o consumo
de imagens violentamente impostas no que Andreas Huyssen chamou de “cultura da
cópia”, investigando as consequências que sua imposição, através da imagem, traz para
a construção de nossa memória.

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Publicado

2018-03-04

Como Citar

GONDAR HILDENBRAND, J.; RAMOS FARIAS, F. REMAKES CINEMATOGRÁFICOS: A VIOLÊNCIA EM UMA CULTURA DA CÓPIA NO SÉCULO XXI. Psicanálise & Barroco em Revista, [S. l.], v. 13, n. 2, 2018. DOI: 10.9789/1679-9887.2015.v13i2.%p. Disponível em: https://seer.unirio.br/psicanalise-barroco/article/view/7340. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos