REMAKES CINEMATOGRÁFICOS: A VIOLÊNCIA EM UMA CULTURA DA CÓPIA NO SÉCULO XXI
DOI:
https://doi.org/10.9789/1679-9887.2015.v13i2.%25pResumo
O artigo tem como objetivo entender o porquê do aumento na produção de remakes,
para depois estabelecer um contraste entre os remakes norte-americanos e seus filmes de
origem a partir da forma estética pela qual as imagens são impostas ao espectador. Esse
contraste será analisado através da comparação entre remakes norte-americanos,
produzidos a partir do século XXI, e seus filmes originais produzidos na Europa. São
eles: Vanilla Sky (2001) e Preso na escuridão (1997), Entre irmãos (2009) e Brothers
(2004) e Deixe-me entrar (2010) e Deixe ela entrar (2008). Iremos analisar a
exacerbação de uma violência estética na prática desses remakes e discutir o consumo
de imagens violentamente impostas no que Andreas Huyssen chamou de “cultura da
cópia”, investigando as consequências que sua imposição, através da imagem, traz para
a construção de nossa memória.
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