A LINGUAGEM DA IMAGEM: NOTAS SOBRE O SUJEITO EM CAUSA NA TV E NO CINEMA

Autores

  • Maysa Puccinelli
  • Daniela Scheinkman Chatelard

DOI:

https://doi.org/10.9789/1679-9887.2017.v15i1.183-196

Resumo

A montagem da imagem televisiva e cinematográfica é tributária de uma lógica
de produção que determina a linguagem final de ambas. Assim, investigamos um
contraste entre uma e outra, considerando a posição do espectador enquanto sujeito
de linguagem. O pano de fundo teórico que sustenta esta discussão está referido ás
contribuições lacanianas, sobretudo, ao enredamento pulsional escópico, á captura
do sujeito na cadeia significante e á produção de sentido figurada pela fantasia.
Veremos que, enquanto um tipo de linguagem cinematográfica pode se construir sob
uma racionalidade que comporte o sujeito, a imagem televisiva se erige na contramão
desta lógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-03-17

Como Citar

PUCCINELLI, M.; SCHEINKMAN CHATELARD, D. A LINGUAGEM DA IMAGEM: NOTAS SOBRE O SUJEITO EM CAUSA NA TV E NO CINEMA. Psicanálise & Barroco em Revista, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 183–196, 2018. DOI: 10.9789/1679-9887.2017.v15i1.183-196. Disponível em: https://seer.unirio.br/psicanalise-barroco/article/view/7436. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos