A LINGUAGEM DA IMAGEM: NOTAS SOBRE O SUJEITO EM CAUSA NA TV E NO CINEMA
DOI:
https://doi.org/10.9789/1679-9887.2017.v15i1.183-196Resumen
A montagem da imagem televisiva e cinematográfica é tributária de uma lógica
de produção que determina a linguagem final de ambas. Assim, investigamos um
contraste entre uma e outra, considerando a posição do espectador enquanto sujeito
de linguagem. O pano de fundo teórico que sustenta esta discussão está referido ás
contribuições lacanianas, sobretudo, ao enredamento pulsional escópico, á captura
do sujeito na cadeia significante e á produção de sentido figurada pela fantasia.
Veremos que, enquanto um tipo de linguagem cinematográfica pode se construir sob
uma racionalidade que comporte o sujeito, a imagem televisiva se erige na contramão
desta lógica.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta publicação está licenciada com uma Licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.