O 'Corpo Outro': A Construção do Corpo Cênico do Ator/Performer numa Perspectiva Artaudiana
DOI:
https://doi.org/10.9789/1679-9887.2013.v11i1.%25pResumo
Pensa-se a construção do corpo cênico do ator/performer, inserindo-o numa perspectiva da alteridade. Remete-se às representações de Ártemis, Dioniso e Gorgó, relacionando-as à emergência do estranho enquanto elemento constituinte do jogo cênico. Articula-se este corpo Outro com a concepção nietzschiana de uma subjetividade carnal e prevalentemente com o conceito artaudiano de corpo-sem-órgãos, apontando para uma unidade corpo-mente livre dos binarismos presentes na cultura. Pensa-se o corpo desejante enquanto fundado num mais-além do gozo fálico, propondo um corpo não-normativo gerador de memórias que funcionam na multiplicidade de fluxos do devir.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-03-31
Como Citar
DAFLON LEITE, R. O ’Corpo Outro’: A Construção do Corpo Cênico do Ator/Performer numa Perspectiva Artaudiana. Psicanálise & Barroco em Revista, [S. l.], v. 11, n. 1, 2019. DOI: 10.9789/1679-9887.2013.v11i1.%p. Disponível em: https://seer.unirio.br/psicanalise-barroco/article/view/8679. Acesso em: 15 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esta publicação está licenciada com uma Licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.