APROPRIAÇÕES DO SABER PSICANALÍTICO PELA PSICOPEDAGODIA: CONTRIBUIÇÕES AO CAMPO DO DESEJO
DOI:
https://doi.org/10.9789/1679-9887.2017.v15i1.259-278Abstract
Este artigo discute quais leituras a psicopedagogia faz da psicanálise para apoiar
sua práxis e que contribuições do campo psicanalítico são possíveis para se
considerar o sujeito e suas dimensões transferenciais no processo psicopedagógico.
Realizou-se uma pesquisa bibliográfica na base de dados BVS psi. no período de
maio a junho de 2016. A análise crítica de artigos científicos que versam sobre
intervenções psicopedagógicas fundamentadas nas teorias psicanalíticas circulou em
torno de dois eixos: constituição psíquica e noção de sujeito para a psicanálise; e laço social e transferência. Conclui-se que o trabalho do psicopedagogo orientado pela psicanálise pode contribuir para intervir nas dificuldades de aprendizagem e na
inclusão no campo educacional que leve em consideração o desejo do sujeito e sua
relação com o aprender.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta publicação está licenciada com uma Licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.