O QUE A PSICANÁLISE TEM A DIZER SOBRE CARAVAGGIO?

Authors

  • Bela Malvina Szajdenfisz

Abstract

Com base na vida, obra e no contexto em que viveu o pintor italiano Michelangelo
Merisi, conhecido como Caravaggio, busca-se, neste artigo, articular a psicanálise com
sua arte. Traços de uma vida intensa e turbulenta, de um real impossível de
simbolização presentes em seus quadros, antecipam características barrocas de brilhos e
excessos contrastantes. Suas figuras humanas, numa relação contemplativa especular,
transmitem uma insatisfação com o mundo e, a um só tempo, um gozo infinito. Em
sendo o artista sujeito do inconsciente, cabe um olhar psicanalítico sobre sua arte e seus
efeitos nas telas. Seja pelo desafio, pela homossexualidade manifesta, pela transgressão
da Lei, pelos modelos prostitutos representando figuras sagradas, pelo colocar-se em
bandejas para o Outro gozar, sua pintura traz pistas sobre a possibilidade de ter sido ele
um sujeito de estrutura perversa.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2018-03-04 — Updated on 2021-10-06

Versions

How to Cite

MALVINA SZAJDENFISZ, B. O QUE A PSICANÁLISE TEM A DIZER SOBRE CARAVAGGIO?. Psicanálise & Barroco em Revista, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 169–187, 2021. Disponível em: https://seer.unirio.br/psicanalise-barroco/article/view/7353. Acesso em: 22 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos