O Labirinto Contraria o Linear

Autores/as

  • Claudio Alexandre de Barros Teixeira

DOI:

https://doi.org/10.9789/1679-9887.2009.v7i1.%25p

Resumen

O labirinto contraria o linear tem como objetivo investigar a relação entre os textos visuais da poesia barroca portuguesa e obras da modernidade como Le Livre de Mallarmé, Finnegans Wake de James Joyce e O escritor, de Ana Hatherly, a partir da noção de labirinto como estrutura ou rede que propicia diferentes caminhos de leitura e interpretação, idéia próxima ao conceito de obra aberta, formulado por Haroldo de Campos e Umberto Eco. Ao longo do artigo, abordamos aspectos históricos da arquitetura dos labirintos, sua transposição para a forma literária, ainda na antiguidade, seu desenvolvimento na época barroca e os paralelos possíveis com as obras de vanguarda da segunda metade do século XX e início do XXI, que demandam uma outra forma de participação do leitor, numa reinvenção da leitura.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2019-04-01

Cómo citar

DE BARROS TEIXEIRA, C. A. O Labirinto Contraria o Linear. Psicanálise & Barroco em Revista, [S. l.], v. 7, n. 1, 2019. DOI: 10.9789/1679-9887.2009.v7i1.%p. Disponível em: https://seer.unirio.br/psicanalise-barroco/article/view/8807. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos