Intervenção da Psicanálise e da Expressão Barroca através da Experiência de Sensibilização Estética

Autores/as

  • Rosemere Rocha Faustino

DOI:

https://doi.org/10.9789/1679-9887.2007.v5i1.96-120

Resumen

Em que o Barroco poderia interessar à intervenção estética, principalmente nas escolas públicas, lugar onde desenvolvemos nosso projeto? Em que a interlocução do Barroco com a Psicanálise contribuiria com o desenvolvimento de questões relativas ao processo educativo e a constituição do sujeito e sua implicação no mundo que o cerca? A experiência estética é anterior à racionalidade formal. Antes de o sujeito operar com sua racionalidade, há um juízo qualificativo que é pré-requisito para o reconhecimento da existência do que quer que seja. A experiência estética revela-se como o fundamento indispensável de toda constituição do juízo, da faculdade de julgar, de pensar. Razão e sensibilidade colocam-se assim, não como pares antitéticos, mas como duas faces de uma mesma moeda. A difusão de oportunidade de sensibilização estética oferecida aos alunos da rede pública, tal como propomos nesta atividade de extensão universitária em nosso projeto, visa uma melhoria das condições de formação desta população. Trata-se de incentivar a ampliação de seus recursos criativos e da proposição de novas formas de se relacionarem com o saber, e com a inserção no mundo que os cerca. Afinal, na perspectiva barroca, o sujeito encontra-se impregnado de mundo e é mesmo confundido com ele.

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Publicado

2019-04-07

Cómo citar

ROCHA FAUSTINO, R. Intervenção da Psicanálise e da Expressão Barroca através da Experiência de Sensibilização Estética. Psicanálise & Barroco em Revista, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 96–120, 2019. DOI: 10.9789/1679-9887.2007.v5i1.96-120. Disponível em: https://seer.unirio.br/psicanalise-barroco/article/view/8873. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos