Experiências Discursivas na Universidade: O Saber e os Discursos

Auteurs

  • Vitor Ferrari

DOI :

https://doi.org/10.9789/1679-9887.2009.v7i2.%25p

Résumé

Tentaremos com este artigo abordar as diversas modalidades de se operar com o saber na universidade focando nossa análise no âmbito do ensino universitário. Para tal realizamos um breve histórico das formas de lidar com o saber na universidade. Contemplando neste histórico as formas de lidar com o saber na universidade medieval e na universidade moderna. Elencamos como instrumento para esta empreitada a psicanálise, devido à visão proporcionada acerca da operacionalização do saber. Especificamente elegemos a teoria dos quatro discursos (mestre, universitário, histérica, analista) de Lacan como instrumento de leitura no que se refere à operacionalização do saber na universidade moderna. Deste modo analisaremos a produção e transmissão do saber no âmbito das experiências discursivas na universidade. Esta análise foi realizada a partir das quatro posições proporcionadas pelos quatro discursos que por sua vez estabelecem distintas relações com o saber e a verdade. Atribuiremos atenção especial às relações com o saber estabelecidas na universidade através do discurso do analista e do discurso universitário. Enfatizaremos os obstáculos na evolução do saber no que se refere à produção e transmissão do saber na universidade em determinadas estruturas discursivas presentes no âmbito universitário. Posteriormente explicitaremos a importância da circularidade das estruturas discursivas na operacionalização do saber na universidade tendo como objetivo sua evolução no que se refere à produção e transmissão.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publiée

2019-04-01

Comment citer

FERRARI, V. Experiências Discursivas na Universidade: O Saber e os Discursos. Psicanálise & Barroco em Revista, [S. l.], v. 7, n. 2, 2019. DOI: 10.9789/1679-9887.2009.v7i2.%p. Disponível em: https://seer.unirio.br/psicanalise-barroco/article/view/8799. Acesso em: 22 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos