Direitos Humanos no atendimento ao público: desafios e estratégias em tempos de pandemia

Autores

  • Bárbara Zilli Haanwinckel Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - Rio de Janeiro/RJ, Brasil)
  • Valéria Pereira Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - Rio de Janeiro/RJ, Brasil)
  • Solange Alves de Souza Rodrigues Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - Rio de Janeiro/RJ, Brasil)
  • Juliana Oliveira Negreiros Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - Rio de Janeiro/RJ, Brasil)
  • Julia Terazi Zibetti Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - Rio de Janeiro/RJ, Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.9789/2317-7705.2020.v8i1.346-357

Resumo

O atual contexto da pandemia da Covid-19 afeta diferentes aspectos da sociedade em que vivemos e aprofunda as fraturas sociais existentes, contribuindo para que o debate sobre Direitos Humanos se faça ainda mais necessário. Por isso, consideramos relevante dar continuidade às ações do Curso de Extensão “Direitos Humanos para Atendimento ao Público”, da UFRJ, por meio da utilização de novas estratégias em sua 4ª edição. Assim, apresentamos um panorama das ações realizadas à distância com servidores públicos das esferas municipal, estadual e federal de todo o território nacional. As atividades tiveram como eixo norteador o compromisso ético de servidores públicos com a defesa de direitos nos diferentes espaços em que atuam: saúde, educação, segurança pública, assistência social etc. Além disso, apresentamos também alguns dos resultados dos debates realizados, materializados em projetos de intervenção dos cursistas, que buscaram contribuir para práticas profissionais preocupadas com a garantia dos direitos humanos.

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Biografia do Autor

Bárbara Zilli Haanwinckel, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - Rio de Janeiro/RJ, Brasil)

Assistente Social do Centro de Referência para as Mulheres Suely Souza de Almeida CRM-SSA/NEPP-DH/UFRJ

Doutora em Serviço Social (UFRJ)

Valéria Pereira Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - Rio de Janeiro/RJ, Brasil)

Assistente Social e Coordenadora de Extensão no Museu Nacional/UFRJ.
Mestre em Serviço Social (UFRJ) e Especialista em Saúde do Trabalhador e
Ecologia Humana (Fiocruz)

Solange Alves de Souza Rodrigues, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - Rio de Janeiro/RJ, Brasil)

Administradora e servidora aposentada da UFRJ
Mestre em Educação (FEBF/UERJ)

Juliana Oliveira Negreiros, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - Rio de Janeiro/RJ, Brasil)


Graduanda do curso de Serviço Social (UFRJ)

Julia Terazi Zibetti, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - Rio de Janeiro/RJ, Brasil)

Graduanda do curso de Direção Teatral (ECO/UFRJ)

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Publicado

2020-12-04

Como Citar

Haanwinckel, B. Z., Silva, V. P., Rodrigues, S. A. de S., Negreiros, J. O., & Zibetti, J. T. (2020). Direitos Humanos no atendimento ao público: desafios e estratégias em tempos de pandemia. RAÍZES E RUMOS, 8(1), 346–357. https://doi.org/10.9789/2317-7705.2020.v8i1.346-357