Direitos Humanos no atendimento ao público: desafios e estratégias em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.9789/2317-7705.2020.v8i1.346-357Abstract
O atual contexto da pandemia da Covid-19 afeta diferentes aspectos da sociedade em que vivemos e aprofunda as fraturas sociais existentes, contribuindo para que o debate sobre Direitos Humanos se faça ainda mais necessário. Por isso, consideramos relevante dar continuidade às ações do Curso de Extensão “Direitos Humanos para Atendimento ao Público”, da UFRJ, por meio da utilização de novas estratégias em sua 4ª edição. Assim, apresentamos um panorama das ações realizadas à distância com servidores públicos das esferas municipal, estadual e federal de todo o território nacional. As atividades tiveram como eixo norteador o compromisso ético de servidores públicos com a defesa de direitos nos diferentes espaços em que atuam: saúde, educação, segurança pública, assistência social etc. Além disso, apresentamos também alguns dos resultados dos debates realizados, materializados em projetos de intervenção dos cursistas, que buscaram contribuir para práticas profissionais preocupadas com a garantia dos direitos humanos.