O impacto da pandemia nas vozes de jovens do Ensino Médio das escolas públicas do Estado de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.9789/2317-7705.2022.v10.i2.30-51Palavras-chave:
Ensino Médio, Pandemia, JovensResumo
O artigo aborda de forma preliminar os impactos da pandemia da Covid-19, considerando as vozes de jovens do Ensino Médio de diferentes escolas públicas, situadas em diferentes realidades do Estado de Minas Gerais. Para tanto, baseamo-nos na técnica de pesquisa qualitativa grupo focal, a partir da interação entre quinze jovens, de forma a revelar suas percepções. As falas do grupo foram transcritas e analisadas em acordo com a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011), organizadas a partir das categorias: (i) quem são os jovens pesquisados; (ii) jovens em ação; (iii) os jovens e a escola na pandemia; (iv) ensino remoto das escolas públicas; (v) ser jovem da escola pública na pandemia. A análise e a interpretação das vozes dos jovens revelam desafios urgentes frente às adversidades impostas pelo cenário pandêmico o que enseja, por parte das políticas educacionais, a busca pela permanência desses jovens no Ensino Médio.
Downloads
Referências
ABRAMOVAY, M.; CASTRO, M. G.; WAISELFISZ, J. Juventudes na Escola, Sentidos e Buscas: por que frequentam? Flasco-Brasil, OEI - MEC, 2015.
AMORIM, J. A.; MISKULIN, R. G. S. Multimídia para educação e formação de professores em tecnologias digitais. Revista de Educação PUC-Campinas, n.29, p.223-243, jul./dez., 2010.
BIKLEN, S., BOGDAN, R. Investigação Qualitativa em Educação. Porto Editora, Portugal, 1994.
BRASIL. Constituição Federal de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em http:www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituição.htm. Acesso em 25 out. 2021.
______. Lei nº 12.852, de 05 de agosto de 2013. Institui o Estatuto da Juventude e dispõe sobre os direitos dos jovens, os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e o Sistema Nacional de Juventude – SINAJUVE. Disponível em: (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12852.htm), acesso em 25/10/2021.
CORROCHANO, M. Jovens olhares sobre o trabalho: um estudo dos jovens operários e operárias de São Bernardo do Campo. Dissertação de mestrado, São Paulo, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, acesso 2022.
DAYRELL, J. A escola faz Juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educação e Sociedade, Campinas, v.28, n.100, p.1105-1128, out.2007.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1995.
GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (orgs). Métodos de Pesquisa. 1ª Ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. Disponível em:https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/52806/000728684.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 3 set. 2021.
IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Disponível em: . ... IBGE. Pesquisa de Indicadores Sociais, 2019.
KRAWCZYK, N.; ZAN, D. Resiliência ou resistência: um dilema social pós-pandemia. [S. l.], v. 15, n. 1, 2021. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/Poled/article/view/119966. Acesso em: 10 nov. 2022.
____________________. Educação e Juventudes sob fortes ameaças. Disponível: https://www.anped.org.br/news/educacao-e-juventude-sob-fortes-ameacas-colaboracao-de-texto-por-dirce-zan-unicamp-gt-03-nora, acesso09/12/2021.
LEÃO, G.; CARMO, H. C. Os Jovens e a Escola. Cadernos Temáticos: juventude brasileira e Ensino Médio. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
MAIA, B. R.; DIAS, P. C. Ansiedade, depressão e estresse em estudantes universitários: o impacto da COVID-19. Estudos de Psicologia (Campinas), Campinas, v. 37, 2020.
MEC: Brasília - DF, 2008. BRASIL. Plano Nacional de Educação (PNE). Lei Federal n.º 10.172, de 9/01/2001.
MINAS GERAIS, SEE. Planos de Estudos Tutorados 2022. Disponível em: https://estudeemcasa.educacao.mg.gov.br/pets, acesso 09/12/2021.
MINISTÉRIO DA SAÚDE DO BRASIL. Corona vírus: o que você precisa saber e como prevenir o contágio. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br, acesso em:25 out. 2021.
OLIVEIRA, R. O Ensino Médio e a inserção juvenil no mercado de trabalho, In Trabalho, Educação e Saúde. RJ: v.16, n.1, jan/abr 2018.
Pais, José Machado. A esperança em gerações de futuro sombrio. Estudos Avançados [online]. 2012, v. 26, n. 75 [Acessado 10 Novembro 2022], pp. 267-280. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0103-40142012000200018>. Epub 25 Jul 2012. ISSN 1806-9592. https://doi.org/10.1590/S0103-40142012000200018.
PATRIOLINO, L. Em meio à crise, Enem 2021 tem 26% de abstenção no país. Correio Brasiliense. Disponível: https://www.correiobraziliense.com.br/politica/2021/11/4964903-em-meio-a-crise-enem-2021-tem-26-de-abstencao-no-pais.html, acesso dia 20/11/2021.
PINTO, P. G.; MAYORGA, C. JUVENTUDE E PENTECOSTALISMO: PARTICIPAÇÃO SOCIAL EM CONTEXTO DE FAVELA. Disponível: http://www.unicap.br/jubra/wp-content/uploads/2012/10/TRABALHO-18.pdf, acesso dia 09/12/2021.
REIS, T. B. et al. A prática do home office em períodos de isolamento social. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento do ISECENSA, 2020.
SALES, S.R.; EVANGELISTA, G. R. AMOR, coragem! Dilemas e Possibilidades na relação com estudantes em tempo de pandemia. Revista da Escola, Brasília, v.14, n.30, p. 858-875, set/dez/2020.
SILVA, L. et al. Educadores Frente à Pandemia: Dilemas e Intervenções alternativas para Coordenadores e Docentes. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 3, n. 7, p. 53-64, 2020.
SILVA, M. I. Olhares Juvenis para as escolas- gaiolas ou asas? Um estudo em Uberaba-MG. Dissertação Mestrado em Educação. Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba-MG, 2019.
SILVA, RITA DE CÁSSIA DA CRUZ e PIERRO, MARIA CLARA DIOS IMPACTOS DA COVID-19 NOS DIREITOS EDUCATIVOS DE MIGRANTES E REFUGIADOS ADULTOS - NOTAS DE PESQUISA. Educação em Revista [online]. 2022, v. 38 [Acessado 10 Novembro 2022], e34185. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0102-469834185>. Epub 10 Jun 2022. ISSN 1982-6621. https://doi.org/10.1590/0102-469834185.
SPÓSITO, M.; AlMEIDA, E. Jovens do Ensino Médio e participação na esfera escolar: um estudo transnacional, In Estudos Avançados, 34 (99), 2020.
SPÓSITO, M.; SOUZA, R.; SILVA, F. A pesquisa sobre jovens no Brasil: traçando novos desafios a partir de dados quantitativos, In Educação e Pesquisa, v.44, 2018.
ZAN, D.; KRAWCZYK, N. Ataque à escola pública e à democracia: notas sobre os projetos em curso no Brasil. Retratos da Escola, [S. l.], v. 13, n. 27, p. 607–620, 2020. DOI: 10.22420/rde.v13i27.1032. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1032. Acesso em: 18 ago. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 RAÍZES E RUMOS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.