O impacto da pandemia nas vozes de jovens do Ensino Médio das escolas públicas do Estado de Minas Gerais

Autores/as

  • Monica Izilda Silva Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
  • Daniel Fernando Bovolenta Ovigli Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

DOI:

https://doi.org/10.9789/2317-7705.2022.v10.i2.30-51

Palabras clave:

Ensino Médio, Pandemia, Jovens

Resumen

O artigo aborda de forma preliminar os impactos da pandemia da Covid-19, considerando as vozes de jovens do Ensino Médio de diferentes escolas públicas, situadas em diferentes realidades do Estado de Minas Gerais. Para tanto, baseamo-nos na técnica de pesquisa qualitativa grupo focal, a partir da interação entre quinze jovens, de forma a revelar suas percepções. As falas do grupo foram transcritas e analisadas em acordo com a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011), organizadas a partir das categorias: (i) quem são os jovens pesquisados; (ii) jovens em ação; (iii) os jovens e a escola na pandemia; (iv) ensino remoto das escolas públicas; (v) ser jovem da escola pública na pandemia. A análise e a interpretação das vozes dos jovens revelam desafios urgentes frente às adversidades impostas pelo cenário pandêmico o que enseja, por parte das políticas educacionais, a busca pela permanência desses jovens no Ensino Médio.

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Biografía del autor/a

Monica Izilda Silva, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFTM e mestra em Educação pelo mesmo programa. Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pelas Faculdades Integradas Claretianas  e graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro. Especialista em Educação Matemática e em Supervisão e Inspeção Escolares. É servidora efetiva da SEEMG, atua como Analista na Divisão Pedagógica. Atuou na organização e produção de dados e informações educacionais e na organização de eventos educacionais.

Daniel Fernando Bovolenta Ovigli, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

É licenciado em Ciências Exatas - Habilitação Matemática pela Universidade de São Paulo (USP), licenciado em Ciências Biológicas, especialista em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática e em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD, ambas pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre em Educação [linha de pesquisa: Ensino de Ciências e Matemática] pela Universidade Federal de São Carlos (PPGE/UFSCar) e doutor em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Atualmente é professor do Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias (DECMT), vinculado ao Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação (ICENE) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) onde atua no curso de graduação em Licenciatura em Educação do Campo: áreas do conhecimento Ciências da Natureza e Matemática e nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFTM) e Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UFTM). É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciências (GENFEC - https://genfec.com.br/), membro da Red de Investigación Sobre Enseñanza de la Investigación (RISEI), da Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC) e da Global Edu-Leaders. Em seu currículo os termos mais ocorrentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: educação em ciências, educação matemática, divulgação científica, museus de ciências e formação de professores.

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Publicado

2022-12-27

Cómo citar

Silva, M. I., & Fernando Bovolenta Ovigli, D. . (2022). O impacto da pandemia nas vozes de jovens do Ensino Médio das escolas públicas do Estado de Minas Gerais. RAÍZES E RUMOS, 10(2), 30–51. https://doi.org/10.9789/2317-7705.2022.v10.i2.30-51