Projeto Shantala: capacitação remota com residência multiprofissional de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.9789/2317-7705.2022.v10.i2.117-125Palavras-chave:
Massagem, Saúde da criança, Educação à distânciaResumo
A massagem Shantala é realizada em bebês e proporciona vários benefícios entre os envolvidos. A adaptação do projeto de extensão para o formato remoto, no contexto da pandemia, foi necessária para que os extensionistas continuassem a divulgar conhecimento teórico-prático sobre essa técnica. O objetivo foi descrever a experiência das integrantes do projeto durante uma capacitação online em parceria com o Programa de Residência Multiprofissional em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde - São Paulo. A capacitação remota ocorreu no dia 07 de outubro de 2021, na plataforma Google Meet®, com duração média de 2 horas e participação de quinze discentes da residência. Apesar da existência de desafios que são inerentes ao modelo remoto de capacitação, é possível realizá-la de maneira efetiva e promover a disseminação dessa arte de amor e estímulos que a massagem Shantala proporciona.
Downloads
Referências
CARVALHO, R. L.; MOREIRA, T. M.; PEREIRA, M. A. G. Shantala no desenvolvimento neuropsicomotor em portador da Síndrome de Down. Pensamento Plural: Revista Científica da UNIFAE, São João da Boa Vista, v. 4, n. 1, 2010. Disponível em: <https://www.fae.br/2009/PensamentoPlural/Todas/Artigo_41_Shantala%20no%20Desenvolvimento%20Neuropsicomotor%20em%20Por.pdf>. Acesso em: 15 mar. 2022.
CASTRO, R.; VON MUHLEN, L. S., CARVALHO, R. S., WANGHON, Z. M. L. Possibilidades em um projeto de extensão de apoio ao programa saúde na escola frente ao contexto da covid-19. Expressa Extensão, v. 26, n. 1, p. 84-93, jan-abr/2021. Disponível em: <https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/expressaextensao/article/view/19687>. Acesso em: 14 mar. 2022.
DALTRO, M. R.; DE FARIA, A. A. Relato de experiência: Uma narrativa científica na pós-modernidade. Estudos e pesquisas em psicologia, v. 19, n. 1, p. 223-237, 2019. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/article/view/43015/29664>. Acesso em: 16 jul. 2022.
DINIZ, E. G. M. et al. A extensão universitária frente ao isolamento social imposto pela COVID-19. Brazilian Jornal of Development, Curitiba, v.6, n.9, p.72999-73010, set, 2020. Disponível em: <https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/17434>. Acesso em: 14 mar. 2022.
FERREIRA, F. R.; FERREIRA, E. M. R.; VAZ, D. V. Extensão universitária na interface virtual: estratégias de aprimoramento docente e discente do curso de fisioterapia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Medicina: Ribeirão Preto, v. 54, n. 1, 2021. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/184783/175272>. Acesso em: 02 ago. 2022.
MÉLO, C. B.; FARIAS, G. D.; NUNES, V. R. R.; ANDRADE, T. S. A. B. de; PIAGGE, C. S. L. D. University extension in Brazil and its challenges during the COVID-19 pandemic. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 3, p. e1210312991, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i3.12991. Disponível em: <https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/12991>. Acesso em: 15 mar. 2022.
MENEZES, J. B. F. de. Práticas de avaliação da aprendizagem em tempos de ensino remoto. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação: Fortaleza, v. 2, n. 1, e021004, 2021. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/5384>. Acesso em: 10 ago. 2022.
RIBEIRO-LIMA, T. V.; CAVALCANTE, L. I. C. Shantala para promoção da saúde e conforto de bebês: revisão de literatura. Revista Eletrônica Acervo Saúde, n. 48, p. e2375-e2375, 2020. Disponível em: <https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/2375>. Acesso em: 27 out. 2022.
SILVEIRA, H. E. da. Cenário da extensão universitária em tempos de pandemia: um estudo das universidades públicas brasileiras. Revista Em Extensão, [S. l.], p. 3–17, 2021. DOI: 10.14393/REE-v0n00-63838. Disponível em: <https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/63838>. Acesso em: 15 mar. 2022.
TANGO, M. D. et al. A missão da universidade no contexto da pandemia de COVID-19. Revista Fim do Mundo, n. 03, set./dez. 2020. Disponível em: <https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/RFM/article/view/10560#:~:text=A%20miss%C3%A3o%20da%20universidade%20no%20contexto%20da%20pandemia%20de%20COVID%2D19,-Autores&text=A%20miss%C3%A3o%20de%20uma%20universidade,diversos%20contextos%20nos%20quais%20vivemos>. Acesso em: 15 mar. 2022.
TERÇARIOL, A. A. de L. et al. As dimensões da avaliação em cursos online: reflexões e importância. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, v. 19, n. 2, p. 283-300, 2016. Disponível em: <https://www.redalyc.org/journal/3314/331445859015/html/>. Acesso em: 10 ago. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 RAÍZES E RUMOS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.