Avaliação do aprendizado em anatomia on-line com o Museu Interativo de Anatomia (MIA)
Ensino das ciências morfofuncionais para crianças: um desafio em tempo de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.9789/2317-7705.2022.v10.i2.160-169Palavras-chave:
Anatomia Humana, Questionário, Aprendizagem on-lineResumo
O ensino de anatomia nas escolas é, frequentemente, inserido na grade curricular de forma superficial e precária, o que prejudica o conhecimento dos alunos perante às ciências morfofuncionais. Tendo como foco a avaliação desse conhecimento, o Museu Interativo de Anatomia (MIA) elaborou uma apresentação on-line atrelada a um questionário aplicado a alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Durante a realização da ação, foi possível observar o aumento da curiosidade e desejo por parte dos alunos sobre os conhecimentos científicos expostos, além de constatar a efetividade da ação mediante aos dados colhidos pelo questionário. Tal ação foi importante não somente para a construção do pensamento crítico e científico pelo público-alvo do projeto, com o fomento do saber e educação no eixo temático da saúde aos alunos, mas também para os membros deste aprenderem e atrelarem em propostas futuras, ferramentas utilizadas na apresentação on-line durante a realização das atividades.
Downloads
Referências
ANDRADE, Alisson G.. O papel da intertextualidade na formação do pensamento crítico do adolescente. 2007. Dissertação (Mestrado) - Curso de Faculdade de Educação, Universidade do Vale da Paraíba, XI Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e VII Encontro Latino Americano de Pós Graduação – Universidade do Vale do Paraíba, 2007.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 2.446, de 11 de novembro de 2014. Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS). Diário Oficial da União 2014; 11 nov.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. (PCN) Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Fundamental/ Apresentação dos Temas Transversais. Ministério da Educação e do Desporto, 1997.
CARBONARI, M. E.; PEREIRA, A. C.. A extensão universitária no Brasil, do assistencialismo à sustentabilidade. Revista de Educação, v. 10, n. 10, 2007
BAPTISTA, Viviane Isabelle de Araújo et al. Concepções sobre anatomia humana de alunos do ensino médio da cidade de Cuité-PB: funções e relações com cotidiano. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Cuité, v. 15, n. 1, p. 59-78, 201, 2015
LIMA, A.B.; LUCENA, J.D.; FREITAS, F.O.R.; SILVA, Z.Z.L.; OLIVEIRA, J.R.M.S.; FREITAS, Y.M.R. Anatomia humana para as escolas de ensino fundamental e médio do município de Patos/PB: um estudo preliminar. Revista Coopex, vol.1, 2009.
LUIZ, P.; MATURANA, G. Anatomia humana como proposta prático pedagógica para aplicar o tema transversal saúde na rede estadual de ensino de Diamantina – MG. p. 1–13, 2013.
PRADO, M.C.L.; SANT’ANA, D.M.G.; BESPALHOK, D.N.; DE MELLO, J.M. A importância do estudo do corpo humano na educação básica. Arquivos do Mudi, v. 23, n. 3, p. 263-277, 20 dez. 2019.
RODRIGUES, R. G.; Aprofundando o conhecimento sobre a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) de Vygotsky. Revista Carioca de Ciência Tecnologia e Educação, v. 6, n. 1, 2021.
SANTOS, J. R.; & ZABOROSKI, E. Ensino Remoto e Pandemia de CoViD-19: Desafios e oportunidades de alunos e professores. Interacções, 16(55), 41–57, 2020.
SANTOS, L. R.; As contribuições da Teoria da Aprendizagem de Lev Vygotsky para o desenvolvimento da competência em informação. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 17, p. 1-15, 2021
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 RAÍZES E RUMOS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.