Avaliação do aprendizado em anatomia on-line com o Museu Interativo de Anatomia (MIA)

Ensino das ciências morfofuncionais para crianças: um desafio em tempo de pandemia

Autores

  • Roberta Barbizan Petinari Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
  • Vinícius Neves Paiva Oliveira Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

DOI:

https://doi.org/10.9789/2317-7705.2022.v10.i2.160-169

Palavras-chave:

Anatomia Humana, Questionário, Aprendizagem on-line

Resumo

O ensino de anatomia nas escolas é, frequentemente, inserido na grade curricular de forma superficial e precária, o que prejudica o conhecimento dos alunos perante às ciências morfofuncionais. Tendo como foco a avaliação desse conhecimento, o Museu Interativo de Anatomia (MIA) elaborou uma apresentação on-line atrelada a um questionário aplicado a alunos do 5º ano do Ensino Fundamental.  Durante a realização da ação, foi possível observar o aumento da curiosidade e desejo por parte dos alunos sobre os conhecimentos científicos expostos, além de constatar a efetividade da ação mediante aos dados colhidos pelo questionário. Tal ação foi importante não somente para a construção do pensamento crítico e científico pelo público-alvo do projeto, com o fomento do saber e educação no eixo temático da saúde aos alunos, mas também para os membros deste aprenderem e atrelarem em propostas futuras, ferramentas utilizadas na apresentação on-line durante a realização das atividades.

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Biografia do Autor

Roberta Barbizan Petinari, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Docente da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Vinícius Neves Paiva Oliveira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Discente da Faculdade de Medicina do Mucuri, na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

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Publicado

2022-12-27

Como Citar

Petinari, R. B., & Oliveira, V. N. P. . (2022). Avaliação do aprendizado em anatomia on-line com o Museu Interativo de Anatomia (MIA): Ensino das ciências morfofuncionais para crianças: um desafio em tempo de pandemia. RAÍZES E RUMOS, 10(2), 160–169. https://doi.org/10.9789/2317-7705.2022.v10.i2.160-169