DIDÁTICA DIALÓGICA: OS PROTAGONISTAS DO ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2317-7705.2017.v5i1.65-75

Resumo

Essa proposta foi desenvolvida a partir da observação de didáticas de professores em uma escola da rede estadual de Rondonópolis – MT no ano de 2014/2015. O objetivo da pesquisa é investigar como os alunos, professores e família/comunidade se sentem em relação às suas participações no ensino e na aprendizagem. Os objetivos específicos são: compreender a importância do diálogo nas práticas pedagógicas; ouvir os principais protagonistas do ensino e aprendizagem da escola estadual pesquisada. A metodologia que embasa a pesquisa é a metodologia comunicativa, os instrumentos utilizados foram: os relatos comunicativos e a observação comunicativa. Os resultados demonstram a importância do diálogo nas práticas dos professores, e como uma didática dialógica contribui para não apenas um melhor ensino, como também para uma melhor aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gleicy Aparecida de Sousa, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso - Câmpus Universitário de Rondonópolis.

Eglen Silvia Pipi Rodrigues

Doutora Docente da Graduação em Licenciatura de Pedagogia, e do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado da Universidade Federal de Mato Grosso - Câmpus Universitário de Rondonópolis.

Downloads

Publicado

2017-09-26

Como Citar

Aparecida de Sousa, G., & Silvia Pipi Rodrigues, E. (2017). DIDÁTICA DIALÓGICA: OS PROTAGONISTAS DO ENSINO E APRENDIZAGEM. RAÍZES E RUMOS, 5(1), 65–75. https://doi.org/10.9789/2317-7705.2017.v5i1.65-75