DIDÁTICA DIALÓGICA: OS PROTAGONISTAS DO ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.9789/2317-7705.2017.v5i1.65-75

Resumen

Essa proposta foi desenvolvida a partir da observação de didáticas de professores em uma escola da rede estadual de Rondonópolis – MT no ano de 2014/2015. O objetivo da pesquisa é investigar como os alunos, professores e família/comunidade se sentem em relação às suas participações no ensino e na aprendizagem. Os objetivos específicos são: compreender a importância do diálogo nas práticas pedagógicas; ouvir os principais protagonistas do ensino e aprendizagem da escola estadual pesquisada. A metodologia que embasa a pesquisa é a metodologia comunicativa, os instrumentos utilizados foram: os relatos comunicativos e a observação comunicativa. Os resultados demonstram a importância do diálogo nas práticas dos professores, e como uma didática dialógica contribui para não apenas um melhor ensino, como também para uma melhor aprendizagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gleicy Aparecida de Sousa, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso - Câmpus Universitário de Rondonópolis.

Eglen Silvia Pipi Rodrigues

Doutora Docente da Graduação em Licenciatura de Pedagogia, e do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado da Universidade Federal de Mato Grosso - Câmpus Universitário de Rondonópolis.

Publicado

2017-09-26

Cómo citar

Aparecida de Sousa, G., & Silvia Pipi Rodrigues, E. (2017). DIDÁTICA DIALÓGICA: OS PROTAGONISTAS DO ENSINO E APRENDIZAGEM. RAÍZES E RUMOS, 5(1), 65–75. https://doi.org/10.9789/2317-7705.2017.v5i1.65-75