Os caminhos da curricularização na Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA

Autores

  • Michele de Oliveira Jimenez Universidade Federal da Integração Latino-Americana
  • Kelly Daiane Sossmeier Universidade Federal da Integração Latino-Americana
  • Rosilene Alves da Silva Vitorini Universidade Federal da Integração Latino-Americana
  • Noemi Ferreira Felisberto Pereira Universidade Federal da Integração Latino-Americana

DOI:

https://doi.org/10.9789/2317-7705.2023.v11.i1.27-47

Palavras-chave:

Curricularização da extensão, Universidades, UNILA

Resumo

O objetivo deste artigo é compartilhar a forma como a Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA – está conduzindo o processo de inserção da extensão nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação, apresentando como foi a construção das normativas específicas para a realidade da instituição e os fluxos a serem seguidos para tornar real a curricularização da extensão. O trabalho realizado envolveu etapas como pesquisa documental, relato de experiência e pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa e quantitativa. Como resultado, esperamos contribuir para as reflexões sobre a inserção da extensão nos currículos dos cursos de graduação, de modo a compreender o papel da extensão, não apenas no âmbito universitário, mas na própria sociedade, considerando os impactos na formação de estudantes que, a partir de 2023, obrigatoriamente, deverão vivenciar atividades extensionistas durante a sua formação acadêmica.

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Biografia do Autor

Michele de Oliveira Jimenez, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA - Foz do Iguaçu/PR, Brasil).

Técnica em Assuntos Educacionais na Pró-Reitoria de Extensão (UNILA)

Mestre em Letras (UNIOESTE)

Kelly Daiane Sossmeier, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA - Foz do Iguaçu/PR, Brasil).

Pró-Reitora de Extensão (UNILA)

Doutora em Física (UFSM)

E-mail: kelly.sossmeier@gmail.com

ORCID:  https://orcid.org/0000-0003-3884-4578

Indicação de Responsabilidade:1 e 3

Rosilene Alves da Silva Vitorini, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA - Foz do Iguaçu/PR, Brasil).

Pedagoga na Pró-Reitoria de Extensão (UNILA)

Mestre em Sociedade, Cultura e Fronteira (UNIOESTE)

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3404-439X

Indicação de Responsabilidade: 2 e 3

Noemi Ferreira Felisberto Pereira, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA - Foz do Iguaçu/PR, Brasil).

Técnica em Assuntos Educacionais na Pró-Reitoria de Extensão (UNILA)

Doutora em Sociedade, Cultura e Fronteira (UNIOESTE)

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

de Oliveira Jimenez, M., Sossmeier, K. D. ., Alves da Silva Vitorini, R., & Ferreira Felisberto Pereira, N. (2023). Os caminhos da curricularização na Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA. RAÍZES E RUMOS, 11(1), 27–47. https://doi.org/10.9789/2317-7705.2023.v11.i1.27-47