ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS COMO EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: ATIVIDADE SIGNIFICATIVA PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Autores

  • Sandra Francisca Marçal

DOI:

https://doi.org/10.9789/2317-7705.2015.v3i2.8

Resumo

Oportunizar espaços e vivenciar momentos significativos no processo de ensino-aprendizagem demanda um movimento pró-ativo do professor e do aluno durante o processo formativo. No ambiente universitário, atividades significativas estão intrinsecamente ligadas a atividades de extensão que rompem com modelos e formalidades do universo universitário. Este trabalho apresenta um relato da experiência de um projeto de extensão desenvolvido por discentes dos cursos de Licenciatura em Matemática, Biologia e Física da UFMT durante a disciplina de Prática de Ensino II em agosto de 2004, no município de Paranaíta, Norte de Mato Grosso e discute a importância de atividades significativas na prática do estudante egresso a partir da reprodução da atividade em cursos de Licenciatura modulares em Ciências Biológicas, oferecidas pelo Programa de Expansão Universitária da UNIC. Observamos que o estágio supervisionado na forma de extensão universitária tem caráter formativo quando oportuniza aos acadêmicos experimentar a prática profissional em um modelo não engessado, instrumentalizando o egresso com atividades planejadas que podem melhoradas durante a vida profissional.

Palavras-chave: formação de professores, oficinas, licenciado

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Publicado

2016-01-19

Como Citar

Francisca Marçal, S. (2016). ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS COMO EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: ATIVIDADE SIGNIFICATIVA PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. RAÍZES E RUMOS, 3(2), 8. https://doi.org/10.9789/2317-7705.2015.v3i2.8