Um caminho para enfrentar as desigualdades: a biblioteca comunitária do GRESIS/GRCESMIF

Autores

  • Maura Esandola Tavares Quinhões Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) - Rio de Janeiro/RJ, Brasil
  • Luiz Otávio Barreto Leite Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) - Rio de Janeiro/RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.9789/2317-7705.2019.v7i2.135-143

Resumo

Resumo

 

Identifica as principais diretrizes consideradas no desenvolvimento de um projeto de extensão cujo coração é a biblioteca comunitária do Grêmio Recreativo Escola de Samba Império Serrano/ Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Mirim Império do Futuro. Esclarece como tais diretrizes e  ações extensionistas concretizadas nessa biblioteca estão em consonância com a necessidade premente de se reduzirem as desigualdades. Procura elucidar a diferenciação conceitual entre desigualdade e exclusão,  com base na relação transformadora instaurada entre a UNIRIO enquanto universidade pública e as referidas agremiações carnavalescas. Reflete sobre o compromisso que o Projeto revela com a formação emancipatória dos bolsistas e voluntários. Demonstra em que medida a busca de redução das desigualdades, assinalada como meta maior da extensão universitária,  se realiza em espaços socioeducativos onde se tenta assegurar as condições de exercício da liberdade. Destaca a importância das oficinas de leitura e o seu valor estratégico na procura da redução das desigualdades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maura Esandola Tavares Quinhões, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) - Rio de Janeiro/RJ, Brasil

Professora Adjunto IV, Departamento de Didática (UNIRIO). Doutora em Ciências da Educação (UNCUYO), Centro de Ciências Humanas e Sociais, Escola de Educação, Coordenação de Educação à Distância, Licenciatura em Pedagogia na modalidade à distância.

 

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

Quinhões, M. E. T., & Leite, L. O. B. (2019). Um caminho para enfrentar as desigualdades: a biblioteca comunitária do GRESIS/GRCESMIF. RAÍZES E RUMOS, 7(2), 135–143. https://doi.org/10.9789/2317-7705.2019.v7i2.135-143