Visitas Virtuais ao Experimento ATLAS: o Ensino Médio em Contato com a Ciência e a Tecnologia de Ponta
DOI:
https://doi.org/10.9789/2317-7705.2019.v7i2.107-118Resumo
Resumo
Os avanços tecnológicos em informação e comunicação deram origem a usos inovadores da Internet como meio de comunicação global, levando programas educacionais e de divulgação científica a um nível internacional. Como exemplo, as Visitas Virtuais ao Experimento ATLAS, do Grande Colisor de Hádrons (LHC), no CERN (European Organization for Nuclear Research), usam videoconferências para conectar remotamente pesquisadores do CERN com professores e estudantes de escolas de ensino médio e fundamentale demais pessoas interessadasemtodo o mundo, possibilitando ao público, especialmente os jovens de qualquer classe social, acesso à informação científica e tecnológica, dando ênfase ao trabalho científico colaborativo. Relatamos aqui uma visão geral dos aspectos educacionais, técnicos e organizacionais das visitas virtuais realizadas no Brasil, especialmente no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Norte, com seu valor agregado único, porque une educação não formal à inclusão social, já que toda escola interessada é incentivada a participar.
Palavras chave: Visitas Virtuais, ATLAS, LHC/CERN, Física Moderna e Contemporânea, Instrumentação Eletrônica.
Abstract
The technological advances in information and communication led to innovative uses of the Internet as a global communication medium, bringing educational and outreach programs to an international level. As an example, the Virtual Visits program of the ATLAS experiment, in LHC (Large Hadron Collider), at CERN (European Organization for Nuclear Research) uses videoconferences to remotely connect CERN researchers with teachers and students from elementary and high schools and well as people around the world, enabling the public, especially young people of all social classes, to access scientific and technological information, with an emphasis on collaborative scientific work. We report here an overview of the educational, technical, and organizational aspects of the ATLAS Virtual Visits in Brazil, especially in Rio de Janeiro and in Rio Grande do Norte, with their unique extra value, since it links non-formal education to social inclusion because every school is encouraged to participate.
Key words: Virtual Visits, ATLAS, LHC/CERN, Modern and Contemporary Physics, Eletronic Instrumentation.