Visitas Virtuais ao Experimento ATLAS: o Ensino Médio em Contato com a Ciência e a Tecnologia de Ponta

Autores/as

  • José Manoel de Seixas COPPE-UFRJ
  • Marcia Begalli Instituto de Física - UERJ
  • Denis Oliveira Damazio Brookhaven National Laboratory (BNL)
  • Cláudia Rodrigues Pereira Espaço COPPE, COPPE-UFRJ
  • Anderson Guedes Escola de Ciência e Tecnologia - UFRN
  • Ronai Lisboa Escola de Ciência e Tecnologia - UFRN
  • Maria da Glória Albino IFRN, Campus Natal Central
  • Amadeu Albino Jr. IFRN, Campus Natal Central
  • Marco Antonio Lisboa Leite Instituto de Física - USP
  • Marisilvia Donadelli Pós doutoranda, Instituto de Física - USP a partir de 2019, Professor Visitante do IPRJ-UERJ

DOI:

https://doi.org/10.9789/2317-7705.2019.v7i2.107-118

Resumen

Resumo

 

Os avanços tecnológicos em informação e comunicação deram origem a usos inovadores da Internet como meio de comunicação global, levando programas educacionais e de divulgação científica a um nível internacional. Como exemplo, as Visitas Virtuais ao Experimento ATLAS, do Grande Colisor de Hádrons (LHC), no CERN (European Organization for Nuclear Research), usam videoconferências para conectar remotamente pesquisadores do CERN com professores e estudantes de escolas de ensino médio e fundamentale demais pessoas interessadasemtodo o mundo, possibilitando ao público, especialmente os jovens de qualquer classe social, acesso à informação científica e tecnológica, dando ênfase ao trabalho científico colaborativo. Relatamos aqui uma visão geral dos aspectos educacionais, técnicos e organizacionais das visitas virtuais realizadas no Brasil, especialmente no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Norte, com seu valor agregado único, porque une educação não formal à inclusão social, já que toda escola interessada é incentivada a participar.

 

Palavras chave: Visitas Virtuais, ATLAS, LHC/CERN, Física Moderna e Contemporânea, Instrumentação Eletrônica.

 

Abstract

 

The technological advances in information and communication led to innovative uses of the Internet as a global communication medium, bringing educational and outreach programs to an international level. As an example, the Virtual Visits program of the ATLAS experiment, in LHC (Large Hadron Collider), at CERN (European Organization for Nuclear Research) uses videoconferences to remotely connect CERN researchers with teachers and students from elementary and high schools and well as people around the world, enabling the public, especially young people of all social classes, to access scientific and technological information, with an emphasis on collaborative scientific work. We report here an overview of the educational, technical, and organizational aspects of the ATLAS Virtual Visits in Brazil, especially in Rio de Janeiro and in Rio Grande do Norte, with their unique extra value, since it links non-formal education to social inclusion because every school is encouraged to participate.

 

Key words: Virtual Visits, ATLAS, LHC/CERN, Modern and Contemporary Physics, Eletronic Instrumentation.

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Biografía del autor/a

José Manoel de Seixas, COPPE-UFRJ

Professor Titular da COPPE-UFRJ

Pesquisador do Experimento ATLAS, do LHC, no CERN.

Membro fundador do Experimento ATLAS, do LHC, no CERN.

Marcia Begalli, Instituto de Física - UERJ

Professor Associado da UERJ

Pesquisador do Experimento ATLAS, do LHC, no CERN

 

Denis Oliveira Damazio, Brookhaven National Laboratory (BNL)

Doutor em Engenharia Elétrica pela COPPE-UFRJ

Pesquisador do Experimento ATLAS, do LHC, no CERN

Anderson Guedes, Escola de Ciência e Tecnologia - UFRN

Mestre em Física

membro do Projeto de Extensão "Inclusão Científica: do Conhecimento à Divulgação da Física de Partículas".

Ronai Lisboa, Escola de Ciência e Tecnologia - UFRN

Professor Adjunto da Escola de Ciência e Tecnologia da UFRN

membro do Projeto de Extensão "Inclusão Científica: do Conhecimento à Divulgação da Física de Partículas".

 

Maria da Glória Albino, IFRN, Campus Natal Central

Mestre em Ensino de Biologia

membro do Projeto de Extensão "Inclusão Científica: do Conhecimento à Divulgação da Física de Partículas".

 

Amadeu Albino Jr., IFRN, Campus Natal Central

Mestre em Ensino de Física

membro do Projeto de Extensão "Inclusão Científica: do Conhecimento à Divulgação da Física de Partículas".

criador e gerenciador do canal do YouTube "O Mago da Física"

 

Marco Antonio Lisboa Leite, Instituto de Física - USP

Físico, Pesquisador da USP

Pesquisador do Experimento ATLAS, do LHC, no CERN

Marisilvia Donadelli, Pós doutoranda, Instituto de Física - USP a partir de 2019, Professor Visitante do IPRJ-UERJ

Doutor em Física pela USP

Pesquisador do Experimento ATLAS, do LHC, no CERN

Publicado

2019-12-31

Cómo citar

de Seixas, J. M., Begalli, M., Oliveira Damazio, D., Rodrigues Pereira, C., Guedes, A., Lisboa, R., Albino, M. da G., Albino Jr., A., Lisboa Leite, M. A., & Donadelli, M. (2019). Visitas Virtuais ao Experimento ATLAS: o Ensino Médio em Contato com a Ciência e a Tecnologia de Ponta. RAÍZES E RUMOS, 7(2), 107–118. https://doi.org/10.9789/2317-7705.2019.v7i2.107-118