O partilhar das matrizes culturais Africanas e Afro-brasileira nos círculos de leitura literária

Autores

  • Bianca Dias de Souza Mestranda em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
  • Marcela Afonso Fernandez Professora do Departamento de Didática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
  • Yasmim da Silva Borges Ferreira Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

DOI:

https://doi.org/10.9789/2317-7705.2019.v7i2.101-105

Resumo

Este trabalho objetiva compartilhar algumas reflexões decorrentes do Projeto Ler e Compartilhar: práticas de formação solidária, experiência desenvolvida na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), que se baseia na mediação e formação de professores-leitores por meio da realização de círculos de leitura literária de obras das matrizes culturais africanas e afro-brasileira. Para tanto, nos pautamos nos registros da experiência dos leitores participantes, a partir da prática de leitura literária em círculo. Os leitores participantes observados vêm demonstrando uma notável capacidade nos modos de ler e tecer sentidos, de acordo com o seu conhecimento de mundo e interesses. A partir da expressão artística e da diversidade cultural contida nas literaturas africanas e afro-brasileiras buscamos, assim, criar condições para que os professores-leitores em formação ampliem os conhecimentos e a consciência crítica acerca de nossas matrizes multiculturais e pluriétnicas, contribuindo para a formação de uma sociedade mais inclusiva, justa e democrática.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

Souza, B. D. de, Fernandez, M. A., & Ferreira, Y. da S. B. (2019). O partilhar das matrizes culturais Africanas e Afro-brasileira nos círculos de leitura literária. RAÍZES E RUMOS, 7(2), 101–105. https://doi.org/10.9789/2317-7705.2019.v7i2.101-105