Manual de Práticas Educativas - Parte I: Etiqueta Respiratória no auxílio do enfrentamento da Pandemia da Covid-19.

Authors

  • Marienne de Moura Meira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Izabella Flores Neves Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Larysa Soares de Oliveira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Andressa Teoli Nunciaroni Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Vanessa de Almeida Ferreira Corrêa Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Renata Flavia Abreu da Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Mary Ann Menezes Freire Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.9789/2317-7705.2020.v8i2.285-295

Abstract

Estudo cujo objetivo é relatar a experiência de construção do “Manual de Práticas Educativas - Parte I: Etiquetas Respiratórias”, desenvolvido pelo Projeto de Extensão (PROExC/UNIRIO):Escola como Lócus do Cuidado: integração entre comunidade, saúde e universidade”. Desde 2019, o Projeto de Extensão em apreço desenvolve práticas voltadas à temática na perspectiva da Educação Popular em Saúde. Devido à pandemia da Covid-19, percebeu-se o imperativo de compartilhar as experiências relacionadas às ações de extensão por meio do “Manual de Práticas Educativas” voltadas à temática de forma participativa e lúdica. Identificou-se que, diante da necessidade de se reaprender e reinventar os cuidados em saúde no enfrentamento da Covid-19, as práticas desenvolvidas no manual podem ampliar o diálogo com a população. A experiência da extensão durante o distanciamento social, tendo como aliado o uso das redes sociais para a realização de ações, possibilita a troca de saberes e experiências. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marienne de Moura Meira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Acadêmica de Enfermagem na Escola de Enfermagem Alfredo Pinto- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Bolsista do Projeto de Extensão “Escola como Lócus do Cuidado: integração entre comunidade, saúde e universidade” cadastrado junto à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PROExC/UNIRIO).

Izabella Flores Neves, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Acadêmica de Enfermagem na Escola de Enfermagem Alfredo Pinto- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Bolsista do Projeto de Extensão "Atendendo às necessidades de saúde de pacientes cardiopatas" cadastrado junto à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PROExC/UNIRIO).

Larysa Soares de Oliveira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Acadêmica de Enfermagem na Escola de Enfermagem Alfredo Pinto- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Bolsista do Projeto de Extensão "Fomento a Segurança do Paciente na Atenção Primária e Hospitalar" cadastrado junto à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PROExC/UNIRIO)

Andressa Teoli Nunciaroni, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Docente do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública da Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro.

Vanessa de Almeida Ferreira Corrêa, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Docente do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública da Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro.

Renata Flavia Abreu da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Docente do Departamento de Enfermagem Médico Cirúrgica da Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro

Mary Ann Menezes Freire, Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro

Docente do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública da Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro.

Published

2020-12-04

How to Cite

Meira, M. de M., Neves, I. F., de Oliveira, L. S., Nunciaroni, A. T., Corrêa, V. de A. F., Silva, R. F. A. da, & Freire, M. A. M. (2020). Manual de Práticas Educativas - Parte I: Etiqueta Respiratória no auxílio do enfrentamento da Pandemia da Covid-19. RAÍZES E RUMOS, 8(2), 285–295. https://doi.org/10.9789/2317-7705.2020.v8i2.285-295