Comunidade de Fala (CDF) de Ouro Preto, Minas Gerais: resistência e empoderamento de usuários da Saúde Mental na pandemia.

Authors

  • Aisllan Diego Assis UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO ESCOLA DE MEDICINA DEPARTAMENTO DE MEDICINA DE FAMÍLIA, SAÚDE MENTAL E COLETIVA.
  • Karine Marlleny Neves Correa ESCOLA DE NUTRIÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO
  • César Henrique Pereira ESCOLA DE FARMÁCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO
  • Paula Brumana Correa ESCOLA DE NUTRIÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO
  • Gabriela Cristina Novaes Park ESCOLA DE NUTRIÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO
  • Lilian Lisboa CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL CASA DOS ARTISTAS SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA MUNICIPAL DE OURO PRETO, MINAS GERAIS.
  • Suzana Gontijo CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL CASA DOS ARTISTAS SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA MUNICIPAL DE OURO PRETO, MINAS GERAIS.
  • Paula Alves de Brito REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA MUNICIPAL DE OURO PRETO
  • Caio Wilmers Manço COMUNIDADE DE FALA SÃO PAULO - SP
  • Richard Weingarten COMUNIDADE DE FALA ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

DOI:

https://doi.org/10.9789/2317-7705.2020.v8i2.145-155

Abstract

A comunidade de fala é um projeto anti-estigma criado pelo jornalista estadunidense Richard Weingarten para empoderamento dos portadores de transtorno mental. O objetivo desse depoimento é narrar a construção da Comunidade de Fala (CDF) em Ouro Preto, Minas Gerais. Na forma de um projeto de extensão da Universidade Federal de Ouro Preto, em parceria com a Rede de Atenção Psicossocial da cidade, iniciou-se a construção da CDF com a seleção de usuários, profissionais e estudantes, sendo inaugurada com as entrevistas dos usuários dos serviços de saúde mental e a realização da formação desses usuários, por meio de videoconferências e rodas de conversa. Devido ao avanço da pandemia no município, as atividades da formação foram substituídas por reuniões virtuais e visualização de apresentações de outras CDF´s do Brasil. A construção da CDF em Ouro Preto seguirá como espaço de resistência e empoderamento dos portadores de transtorno mental durante e após a pandemia.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Aisllan Diego Assis, UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO ESCOLA DE MEDICINA DEPARTAMENTO DE MEDICINA DE FAMÍLIA, SAÚDE MENTAL E COLETIVA.

PROFESSOR DE SAÚDE COLETICA DA ESCOLA DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO 

DOUTOR EM SAÚDE COLETIVA, ESPECIALISTA EM PSIQUIATRIA E SAÚDE MENTAL.

Published

2020-12-04

How to Cite

Assis, A. D., Correa, K. M. N., Pereira, C. H., Correa, P. B., Park, G. C. N., Lisboa, L., Gontijo, S., de Brito, P. A., Manço, C. W., & Weingarten, R. (2020). Comunidade de Fala (CDF) de Ouro Preto, Minas Gerais: resistência e empoderamento de usuários da Saúde Mental na pandemia. RAÍZES E RUMOS, 8(2), 145–155. https://doi.org/10.9789/2317-7705.2020.v8i2.145-155