Licenciaturas e Formação de Educadores/as Museais em Debate: relatos da experiência de uma atividade interdisciplinar
DOI:
https://doi.org/10.9789/2317-7705.2021.v9i2.136-146Keywords:
Educação Museal, Licenciaturas, Formação de Educadores MuseaisAbstract
Este texto relata a experiência obtida com o Ciclo de Debates “Licenciaturas e Educação Museal: Diálogos Possíveis”, ação extensionista online, realizada em julho de 2020, a partir da iniciativa de docentes e estudantes dos cursos de Museologia e Pedagogia da UNIRIO. O Ciclo se propôs a colocar em tela a discussão sobre a formação de educadores museais brasileiros. Em quatro encontros, que contaram com a participação de especialistas de diferentes áreas e instituições, um fecundo debate foi construído, abrindo portas para futuras iniciativas. A ação recebeu 150 inscrições em menos de 24h e 68 pessoas participaram de, no mínimo, três debates. Um formulário de avaliação online foi respondido por 50 participantes, revelando que a grande maioria dos respondentes consideraram que todos os objetivos do Ciclo foram alcançados e que os encontros foram entre “satisfatórios” e muito “satisfatórios”, além de registrar o interesse de quase todos em participar de ações futuras.
Downloads
References
BRASIL. Ministério do Turismo/Instituto Brasileiro de Museus. Portaria IBRAM Nº 605, de 10 de agosto de 2021. Dispõe sobre a Política Nacional de Educação Museal - PNEM e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n.153, p.91, 13 ago.2021. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-ibram-n-605-de-10-de-agosto-de-2021-338090192 . Acesso: 21 ago.2021.
COSTA, Andrea. et al. Educação Museal. In: IBRAM. Instituto Brasileiro de Museus. Caderno da Política Nacional de Educação Museal. Brasília, DF: IBRAM, 2018. Disponível em:<https://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2018/06/Caderno-da-PNEM.pdf>. Acesso em: 20 ago.2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 RAÍZES E RUMOS
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.