Ciência Forense: Situações aplicadas ao ensino de Química como técnica motivacional
DOI:
https://doi.org/10.9789/2317-7705.2019.v7i1.49-60Abstract
A utilização de alternativas científicas como estratégia de ensino é insubstituível no estímulo e na construção do conhecimento humano, na busca de desenvolver diversas habilidades para o progresso pessoal, tanto de quem ensina quanto dos que aprendem. Este trabalho busca abranger a química forense como um tema complementar ao ensino, na utilização de metodologias ativas como experimentação e exemplificação, ao analisar parâmetros utilizados em investigações, relacionando-os ao ensino da química, na perspectiva de reduzir o índice de retenção e evasão dos alunos da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM e das escolas de ensino médio de Diamantina/MG. A aceitação positiva do material didático levou a conclusão de que técnicas diferentes para um melhor ensino de química é necessário, uma vez que o método convencional, na maioria das vezes, gera resultados não muito satisfatórios.