Distantes e juntos: a ação extensionista da Rádio Cordel sintonizada aos tempos de quarentena no Agreste de Pernambuco

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.9789/2317-7705.2020.v8i1.160-169

Resumen

O objetivo deste trabalho é compartilhar a experiência de adaptar a programação da rádio comunitária Cordel para os tempos de pandemia. A Rádio Cordel é um projeto de extensão, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que mobiliza estudantes e professores do Centro Acadêmico do Agreste. Com a suspensão das aulas presenciais, a equipe reconfigurou a programação. Entre março e junho, produziu 35 programas para dar visibilidade às ações da UFPE no enfrentamento à Covid-19 e divulgar os efeitos sociais, culturais e econômicos da suspensão da principal festa da região, o São João. As rotinas foram reinventadas para se planejar as temporadas, distribuídas em serviços de streaming de música, redes sociais, WhatsApp e rádios comunitárias e públicas. Consideramos o conceito de rádio expandido (KISCHINHEVSKY, 2016), como central para a nossa produção, em função do transbordamento dos conteúdos do rádio tradicional para a internet por meio de outras plataformas, como celulares e computadores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sheila Borges de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco

Professora adjunta do Núcleo de Design e Comunicação do CAA/UFPE. Doutora em Sociologia, Mestra em Comunicação, Especialista em História Contemporânea, jornalista e publicitária. Membro dos Grupos de pesquisa Laboratório de Análise de Imagem e Som do Agreste (Laisa) e Sociedade, Cultura e Comunicação, ambos da UFPE. Coordena o projeto de extensão Rádio Cordel: na frequência do Agreste. É vice-coordenadora do projeto Radionovela: literatura nas ondas do rádio. É vice-coordenadora do Laboratório Observatório da Vida-Agreste (CAA/UFPE). É autora do livro “O repórter-amador: uma análise das disposições sociais motivadoras das práticas jornalísticas do cidadão comum” (2015) e uma das organizadoras dos livros “Os impactos das novas mídias na comunicação” – volumes 1 (2017) e 2 (2019).

Giovana Borges Mesquita, Universidade Federal de Pernambuco

Professora adjunta do curso de Comunicação do CAA-UFPE e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Dinâmicas do Jornalismo(UFPE) e integrante dos Grupos de Pesquisa Jornalismo e Contemporaneidade (UFPE), Rádio e Política no Maranhão (UFMA) e Jornalismo Audiovisual (UFSE). Coordena os projetos de extensão “Radionovela: literatura nas ondas do rádio”, “Solte Sua Voz: os invisíveis midiáticos”. É vice-coordenadora do projeto “Rádio Cordel: na frequência do Agreste”. Doutora em Comunicação (UFPE), com estágio doutoral na Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona.

Publicado

2020-12-04

Cómo citar

Oliveira, S. B. de, Mesquita, G. B., Lima, B. R., Santos, D. do N., Guedes, L. K. G., Nogueira, C. da S., Mélo, V. B., Vieira, G. P. da S., & Távora, C. (2020). Distantes e juntos: a ação extensionista da Rádio Cordel sintonizada aos tempos de quarentena no Agreste de Pernambuco. RAÍZES E RUMOS, 8(1), 160–169. https://doi.org/10.9789/2317-7705.2020.v8i1.160-169