Educação - reinvenções e absurdos em tempos da Covid-19

Autores/as

  • Cristiane Samária Gomes da Silva Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP
  • Pollyana Ferrari Pontifícia Universidade de São Paulo - PUC/SP
  • Patrícia Cristina de Souza Basilio Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP
  • Edgard Luiz Bernardes Valderramas Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP http://orcid.org/0000-0001-7981-4637

DOI:

https://doi.org/10.9789/2317-7705.2020.v8i1.69-86

Resumen

Na abordagem das relações entre as pessoas e as tecnologias, o mundo está presenciando dois grandes fenômenos da contemporaneidade: de um lado, a aproximação dos indivíduos por meio de softwares em um verdadeiro mundo por “telas” e de outro, uma reorganização social e econômica produzida pela pandemia da Covid-19. Neste artigo, a proposta foi discutir quais reinvenções e “absurdos” estão sendo deflagrados com este binômio na educação, como ele pode afetar os envolvidos e quais são as suas reações possíveis. Se de um lado, as tecnologias permitiram a continuidade de muitas atividades do conhecimento humano durante a pandemia, de outro, parece que está se desenhando uma possível “disrupção” no ensino que pode se tornar irreparável. Para contribuir com este trabalho, foram trazidas constatações baseadas em autores que já se debruçaram sobre o tema e pesquisas de exemplos atuais que, no mínimo, corroboram e chamam a atenção da comunidade acadêmica.

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Biografía del autor/a

Cristiane Samária Gomes da Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP

Pesquisadora, doutoranda e mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC / SP (2019). Graduada em Tecnologia e Mídias Digitais, pela mesma instituição (2006). Tem experiência na área de Educação: Educação a Distância, Pós-graduação Stricto Sensu, Robótica Educacional, Movimento Maker, Educação 4.0.

Pollyana Ferrari, Pontifícia Universidade de São Paulo - PUC/SP

Pós-doutora em Comunicação pela Universidade Beira Interior (Portugal), doutora e mestre em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo (2007). É graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo pela PUC-SP (1991). É professora titular do Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Comunidata (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2154095947170866). Na PUC-SP é também professora dos cursos de graduação em Jornalismo e em Multimeios. Autora dos livros Comunicação digital na era da participação (Editora Fi, 2016), Jornalismo Digital (Contexto, 2010), Hipertexto Hipermídia ( Contexto, 2007), A força da mídia social (2ª ed., Estação das Letras, 2014), No tempo das telas ( Estação das Letras, 2014), Comunicação na era da participação (Editora Fi, 2016) e Como sair das bolhas (Educ, 2018). Atua como pesquisadora nas seguintes áreas: jornalismo de dados, narrativa transmídia, fact-checking e social media.

Patrícia Cristina de Souza Basilio, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP

Jornalista com 12 anos de experiência em economia, finanças, negócios e inovação. Já trabalhou em grandes veículos, como Folha de S. Paulo, iG, Exame, G1, Veja e Época Negócios. É pós-graduada em economia pela PUC-SP e em negócios pela FAAP. Foi vencedora do prêmio de jornalismo do Banco do Nordeste, com a reportagem "Paraíba é 2ª colocada em sobrevivência de pequenas empresas". É repórter de economia do G1 e mestranda do TIDD (Tecnologias da Inteligência e Design Digital) na PUC-SP, com bolsa Capes.

Edgard Luiz Bernardes Valderramas, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Matemática pelo Centro Universitário Fundação Santo André, pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior pelo Centro Universitário Fundação Santo André, mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Metodista de São Paulo e está fazendo Doutorado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). Foi professor na graduação em Sistemas de Informação e Gestão de Negócios, nos cursos de MBA em Sistemas de Informação, Gestão Empresarial, Gerenciamento de Projetos e Gestão de Pessoas, Coordenador, Vice-Diretor e Diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFIL) do Centro Universitário Fundação Santo André. Atualmente leciona na Universidade Metodista de São Paulo e na Universidade São Judas Tadeu. Possui oito livros escritos na área de Tecnologia da Informação. Tem mais de 30 anos de experiência empresarial na área de Sistemas de Informação, onde seu último trabalho foi como Gerente de Tecnologia no grupo Volkswagen do Brasil Ltda. Atua como Conteudista, já tendo realizado trabalhos para a Universidade de Maringá (Uningá), Fundação Assis Gourgacz (FAG) e Centro Universitário Autônomo do Brasil (UniBrasil) e Consultor nas áreas de Tecnologia da Informação, Administração, Projetos e Negócios em diversas empresas

Publicado

2020-12-04

Cómo citar

Silva, C. S. G. da, Ferrari, P., Basilio, P. C. de S., & Valderramas, E. L. B. (2020). Educação - reinvenções e absurdos em tempos da Covid-19. RAÍZES E RUMOS, 8(1), 69–86. https://doi.org/10.9789/2317-7705.2020.v8i1.69-86